Semana do Brincar: atividades reforçam a importância da brincadeira em Curitiba

 


Em celebração ao Dia Mundial do Brincar, crianças realizam ações na escola com a participação das famílias 


Celebrado no dia 28 de maio, o Dia Mundial do Brincar está no calendário da UNICEF (Organização das Nações Unidas) no Brasil e em mais de 40 países. O principal objetivo da data é conscientizar e promover o brincar como direito da infância. Em Curitiba (PR), os alunos da Educação Infantil do Marista Escola Social Curitiba, no Fazendinha, se reúnem em atividades com circuitos, brincadeiras e uma programação que inclui a participação de toda a família na escola. 


A unidade atende crianças gratuitamente, celebra a importância do Dia do Brincar como direito adquirido. “É essencial para mostrar como as crianças utilizam as atividades como formas de expressão nas suas atividades diárias, para expressar seus sentimentos, vontades, e a percepção sobre a realidade que o cerca”, reforça Josué de Melo Artigas, Coordenador Pedagógico da Escola Social. 
 
Brincar em toda parte
 
O Direito ao Brincar está presente no ECA (Estatuto da da Criança e do Adolescente), assim como na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece que toda pessoa tem direito ao lazer. A escola se torna uma ponte para fortalecer e incentivar esse caminho. “Garantir espaços, tempos e situações que as crianças possam brincar é um direito fundamental que precisa ser garantido. Por isso, celebrar a Semana Mundial do Brincar é também uma forma de trazer reflexões importantes para toda a sociedade”, reforça Josué. 
 
Entre as atividades planejadas para a semana, estão as oficinas Estação do Brincar, o Cortejo Brincante onde as crianças de 1 a 5 anos e os educadores realizam uma atividade fora dos muros da escola. No sábado, dia 28 de maio, a manhã será reservada para brincadeiras entre pais e filhos. 

Marista Escolas Sociais
Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/


 
 
PROGRAMAÇÃO 

27/05 – Cortejo Brincante
Horário: 14h30
Bairro Fazendinha
28/05 Sábado das Famílias na Escola 
Horário: Das 9h ao 12h 
Brincadeiras entre pais e filhos

Comentários