4 títulos para aprender sobre a formação do Brasil

De história em quadrinhos com as principais passagens históricas à guia com cada presidente eleito, seleção da Disal facilita acesso à memória do país

A história de um país, mesmo uma nação “jovem” como a nossa, é rica em acontecimentos memoráveis. Mais do que a data de início da formação, o crescimento do território e o desenvolvimento cultural, econômico e político marcam uma estrada em constante evolução e que, por isso, precisa ser registrada. Daí a importância, entre outras coisas, dos livros de história, que são uma chance de revisitar e entender o que aconteceu no passado e os impactos no presente e futuro. Para celebrar o Dia do Descobrimento do Brasil, 22 de abril, a Disal preparou títulos que viajam no tempo, de história em quadrinhos à guia com todos os presidentes eleitos.

Um dos pontos de destaque da campanha é o impacto do choque entre povos, os que já estavam aqui e os que vieram de longe em busca de novas conquistas. “O Descobrimento do Brasil é tema imprescindível para o ensino. Trata-se do evento que colocou frente a frente o primitivismo dos povos indígenas diante dos europeus, extremamente avançados sob os aspectos sociológicos, políticos e tecnológicos”, explica o advogado, escritor e parceiro da Disal, Edson Antonio Miranda.

Para instigar ainda mais a busca por conhecimento sobre nossa própria história, identidade e raízes, Miranda reforça que “compreender essas diferenças e o resultado da miscigenação é o mais importante para entender o que hoje somos como povo brasileiro”. A Disal facilita esse acesso com as dicas abaixo:


  • 1789 – Pedro Doria

1789 conta a história dos célebres inconfidentes que povoam o imaginário brasileiro. Inspirados pelo pensamento Iluminista e por eventos como a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos, poetas, estudantes, contrabandistas e membros ilustres de uma sociedade extremamente violenta e corrupta formaram um grupo que, pela primeira vez, forjaria a ideia de um Brasil livre, moderno e mais justo.

Saiba mais: https://cutt.ly/PF0zk85

 


  • Os Presidentes – Rodrigo Vizeu

 Dizem que brasileiro não sabe votar porque não tem memória. Porque não lembra de muitos acontecimentos e presidentes que passaram por nós. Foi para refrescar nossa mente que o jornalista Rodrigo Vizeu resolveu mergulhar na história do Brasil e traçar um perfil completo de 32 dos nossos presidentes. E assim criou, na Folha de S.Paulo, o podcast Presidente da Semana, que inspirou este livro.

Saiba mais: https://cutt.ly/LF0xgLm

  


  • História do Brasil - Em Quadrinhos - Jota Rossato

 Toda a história é contada pelo professor Daguerre a três crianças que se desgarram da excursão escolar no Museu do Ipiranga, em São Paulo: Marcelo, Catarina e Gustavo. A pressão sofrida por Portugal para aliar-se a Napoleão, a chegada ao Brasil, a elevação da antiga colônia a Reino Unido, a Inconfidência Mineira, o Dia do Fico e o grito do Ipiranga, tudo passa pela prosa do professor, num encontro que vai mudar a visão daquelas crianças a respeito dos estudos e até mesmo do lugar onde se encontram.

Saiba mais: https://cutt.ly/mF0x3cf



  
A Terra dos mil povos – Kaká Wera Jecupé

O Brasil é a terra dos mil povos, o seio que abrigou os filhos de muitas terras estrangeiras e que alimentou, com amor de mãe genuína, os milhares de povos indígenas que aqui habitavam há cerca de 15 mil anos. Quem eram e o que pensavam os primeiros habitantes desta terra? Antropólogos se debruçaram sobre essa questão e deixaram contribuições definitivas para a compreensão desse capítulo da nossa história. Um novo olhar foi inaugurado às vésperas do aniversário de quinhentos anos do descobrimento do Brasil, e este livro, que nos revela o caráter absolutamente universal dessas tradições, foi um de seus precursores.

Saiba mais em: https://cutt.ly/1F0cx9X

Comentários