Por Marcos Guerra
Hoje,
o que não faltam são plataformas e ferramentas modernas, velozes e interativas
para proporcionar uma comunicação próxima entre os varejistas e seus clientes.
Diante de tantos avanços, é comum presenciar estranhamentos frente à
permanência do SMS como estratégia de relacionamento entre as marcas. Mesmo
parecendo pouco atrativo à primeira vista, o sistema de mensageria curta é um
excelente canal de comunicação para o setor, o qual proporciona enormes
benefícios para a fidelização e atração dos clientes e, o consequente aumento
de vendas do negócio.
A
transformação e adaptação para o digital foram as grandes palavras de ordem que
remodelaram o modelo de negócios do varejo nos últimos anos. Com a migração
para o online, novas estratégias foram elaboradas para que os lojistas
alcançassem seus clientes à distância e, com a mesma proximidade e qualidade de
atendimento. Nesse cenário, o SMS se mostrou uma das ferramentas mais
assertivas na jornada e compra dos clientes, possibilitando o envio de
mensagens personalizadas de forma praticamente instantânea e, com altos índices
de retorno.
Os
consumidores são mais propensos a abrir e se comunicar por mensagens de texto
de empresas de comércio eletrônico e varejo. Segundo dados divulgados pelo Text
Message Marketing Report 2020, esta preferência engloba 46% dos usuários,
atraídos por benefícios como compartilhamento de promoções, descontos,
acompanhamento do pedido, dentre muitas outras opções. Uma vez enviadas, a taxa
de abertura alcança a marca extraordinária dos 98% - junto com uma taxa de
cliques de 36% pela preferência de ofertas vindas diretamente por texto, ao
invés de terem que acessar o site das companhias em busca de descontos
atrativos.
Considerado
como um canal estável, o SMS é extremamente versátil para ser adequado a
qualquer estratégia ou objetivo dos lojistas. Sua diversificação de uso é
enorme – podendo ser utilizado para o lançamento de produtos, envio de cupons
de desconto, abandono de carrinho, mensagens transacionais de compra e
programas de fidelização. Além destas multifuncionalidades, este serviço
dispensa a necessidade de conexão à internet para seu funcionamento, um
importante benefício quando comparado a outros sistemas disponíveis no mercado.
Ainda,
a informalidade e eficiência popularmente intrínsecas no envio de mensagens
eleva os resultados de seu desempenho. Cerca de 68% dos usuários dizem que
verificar, enviar e responder mensagens de texto é a atividade com a qual estão
mais envolvidos em seus telefones ao longo do dia, de acordo com o relatório.
De forma complementar, mais de 60% desejam ter a possibilidade de enviar
mensagens às empresas sobre seus produtos, resolução de problemas, instalação,
e outros serviços corriqueiros do processo de compra.
Todas
essas funcionalidades são permitidas pelo SMS. É um canal muito menos invasivo,
onde o cliente pode aceitar o recebimento da mensagem e, ainda, escolher por
sair da lista de contatos caso não deseje continuar recebendo o conteúdo. Para
o varejo, essa ferramenta é extremamente valiosa, uma vez que consegue enviar
mensagens para uma enorme abrangência de públicos diferenciados ou, ainda, de
maneira segmentada com conteúdos direcionados para cada perfil e histórico de
compra.
Cerca
de 97% das empresas que adotaram este sistema de mensageria curta criaram uma
comunicação mais eficaz e próxima, de acordo com o mesmo relatório. Mesmo
frente aos constantes avanços tecnológicos no comércio, o SMS ainda se mostra
um dos meios mais eficazes para o setor varejista – especialmente com o
crescimento do e-commerce.
Para
aqueles que adotarem este canal, contudo, é indispensável contar com o trabalho
de um broker oficial
para ter acesso à todas as informações das campanhas, tais como taxa de
recebimento, de conversão, engajamento e de saída. Com este apoio, seu comércio
estará seguro de contar com um meio oficial para enviar e receber essas
mensagens e, ainda, um sistema que permita o acompanhamento das ações certeiras
e as que não estão trazendo o resultado desejado.
Em
uma eterna disputa pela atenção dos consumidores, o SMS é um dos meios mais
eficazes para criar uma relação duradoura com seus usuários. Muito além do que
divulgar seus produtos, este canal proporciona uma comunicação próxima,
responsiva e assertiva frente às preferências de cada um – características
altamente valorizadas pelos clientes nesta era digital e que devem, dessa
forma, fazer parte de toda estratégia de marketing dos varejistas.
Marcos Guerra é Superintendente de Receita e
Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação
omnichannel.
Sobre
a Pontaltech:
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