Por Claudio Sassaki
A pandemia tornou a educação visível para diferentes atores
do ecossistema escolar. Os pais estão mais próximos e enxergando o processo de
aprendizagem em detalhes; os professores – em busca de alternativas de
avaliação a distância – estão vendo o quanto o aluno aprendeu ou não; a escola
passa a ser cobrada por essa efetividade no aprendizado e começa a se
questionar. Estamos falando do início de uma nova Era da Educação: um período que será marcado
pela transformação. A sala de aula rompeu as fronteiras da escola e nada será
como antes. Essa é a face mais clara da transformação. Não será o velho
diagrama de aula, dependente de um material didático estático e na prestação de
serviços educacionais. A experiência da educação durante a pandemia alterou as
relações; no futuro pós-covid, os educadores terão que lidar com novas
exigências trazidas pelas próprias famílias e pelos alunos. Essa conversa já
começou dentro de muitos lares brasileiros.
Na nova
Era da Educação,
teremos famílias com novas expectativas que demandam uma escola mais conectada
(o aluno pode aprender de qualquer lugar); mais visível (dados e acompanhamento
de resultados do aprendizado em tempo real); mais personalizada (respeitando e
incentivando a individualidade do estudante); e mais ativa (focada em
habilidades e competências). Esses elementos resultam em uma formação mais
integral, que une conteúdo acadêmico e socioemocional. Devemos trabalhar com
uma modalidade mais híbrida – presencial e remota, juntas – com melhor uso da
tecnologia para essa educação fluida e interconectada. A concepção de que o
ensino-aprendizagem ocorre somente nas quatro paredes da sala de aula não faz
mais sentido. Na prática, as escolas têm que se diferenciar; mostrar que não se
resumem a um material e a uma plataforma. Essa nova educação exige reinvenção!
A experiência precisa ser mais ampla.
As
escolas devem ser capazes de criar uma experiência educacional nova com conexão
e flexibilidade; conduzirem um acompanhamento constante e uma aprendizagem
visível; serviço personalizado. As que, também, gerarem um resultado para além
da aula; as que investirem tanto na preparação para vestibulares/ENEM quanto no
desenvolvimento socioemocional. Estamos falando de uma nova forma de pensar que
muda o foco de quantidade de itens ofertados pelas escolas (independente da
necessidade do aluno e da família) para um novo futuro com foco no
relacionamento e na percepção de valor – ao centro, a experiência que atende
necessidades reais de alunos e familiares. O espaço não é apenas a escola; a
experiência de estudar se amplia para outros espaços da vida do aluno. O
processo deixa de ser obscuro para ser visível. Uma outra forma de valorizar a
educação.
Para
auxiliar as escolas nesse processo rumo à nova era da educação, a Geekie já tem
atuado para tornar a aprendizagem visível, conectada, ativa e personalizada.
Com o Geekie One –
que alia material didático digital à tecnologia integrada e à prática
pedagógica –, trazemos integração e fluidez da tecnologia com a mediação do
professor. Essa solução não foi adaptada para esse novo momento; ela foi
construída pela visão e leitura do futuro que a Geekie sempre teve. Há quatro
anos criamos uma plataforma em que cada aluno importa e é enxergado como único;
cada escola é vista de acordo com a sua própria realidade. Com isso, oferecemos
um planejamento flexível, sobretudo pós-pandemia – um momento em que a escola
precisa de soluções que deem suporte à adequação curricular. Com o Geekie One,
toda a comunidade escolar é contemplada: professores conseguem elaborar provas,
trabalhos e listas de exercícios com alguns cliques; a coordenação, gestão e
até as famílias conseguem acompanhar o desempenho e engajamento dos estudantes
e das turmas com os relatórios de dados e evidências; e alunos contam com o
Plano de Estudos Personalizado para se recuperar de eventuais defasagens ou ir
além na aprendizagem.
Nessa
funcionalidade específica, estou falando da inteligência artificial usada com
intencionalidade pedagógica – um campo no qual a Geekie é referência
internacional e já impactou mais de 12 milhões de estudantes ao longo de sua
história. Na prática, quando o aluno faz um exercício, uma prova ou assiste a
uma videoaula, a plataforma gera dados e identifica as principais dificuldades
do estudante. A partir daí, o Geekie
One sugere um plano de estudos personalizado com conteúdos e
exercícios adequados ao desenvolvimento e à superação dos desafios do aluno e
integrado ao planejamento curricular de cada professor de cada área do
conhecimento.
Na
volta às aulas presenciais, os colégios vão ter que lidar com estudantes em
diferentes estágios – há os que se adaptaram com as aulas a distância e
assimilaram o conteúdo; outros que não; o Novo Ensino Médio também é um outro
desafio bem relevante. Com o Geekie
One, todos os cenários são contemplados; a solução é, também, a
mais eficiente para a “Era do Relacionamento com as Famílias”, porque traz
conexão, visibilidade, personalização, resultado, flexibilidade, avaliação e
habilidades. Esse é o futuro da educação!
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Claudio Sassaki é mestre em Educação pela Stanford University; graduado em
Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e cofundador da
Geekie, empresa referência em educação com apoio de tecnologia no Brasil e no
mundo.
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