5 atividades STEM para as férias das crianças

A abordagem introduz ao conhecimento científico e estimula a criatividade

Habilidades STEM — sigla que vem do inglês e agrupa as áreas do conhecimento ciência, tecnologia, engenharia e matemática — como raciocínio lógico e conhecimentos como o científico e o tecnológico não vêm embutidos quando nascemos. Precisam ser ensinados e praticados e, quando se trata de aprendizagem, o quanto antes, melhor.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, o estímulo é um fator decisivo para o interesse das crianças por novas informações. No estudo, 65% das crianças entrevistadas disseram acreditar que as meninas se interessavam menos por engenharia. Então, quando foi pedido que escolhessem uma atividade de computação, apenas 35% das meninas escolheram uma que pensavam que interessava mais aos meninos.

Motivar os pequenos a continuar se interessando por como o mundo funciona e a aprender sobre tecnologia e pensamento inovador pode fazer a diferença no futuro, já que essas habilidades são cada vez mais imprescindíveis para o mercado de trabalho.

O melhor é que esse processo pode ser divertido, mediado por brinquedos ou atividades direcionadas, como explica o professor de Física do Colégio Marista Anjo da Guarda, Bruno Bueno: “Os brinquedos STEM ajudam com a consciência espacial, melhorando a paciência, o foco, a imaginação, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe”.

Confira 5 atividades STEM para entreter as crianças nas férias:

1- Nuvem de pote

Com esta atividade, é possível mostrar às crianças processos como o ciclo da água e a transformação de estados da matéria. Você só precisa de um pote de vidro com tampa, água, gelo e spray de cabelo. Encha o pote com ⅓ copo de água quente e aqueça-o movimentando o líquido. Então, encha a tampa de cubos de gelo e coloque-a em cima do pote, virada para cima. Aguarde alguns segundos, borrife o spray dentro do recipiente e recoloque a tampa. Será possível ver a “nuvem” se formar.

2 - Vazamento de óleo

Esta é uma boa opção para conscientizar os pequenos sobre um problema ambiental muito atual: o impacto que o vazamento de óleo tem nas formas de vida aquáticas. Basta colocar óleo de cozinha em um recipiente com água e jogar algumas penas na mistura. Então, ofereça alguns objetos (esponjas, canudos, pedaços de algodão e colheres são alguns exemplos) e peça para a criança tentar retirar o óleo das penas e da água. É uma tarefa trabalhosa, que pode mostrar como os derramamentos de óleo são ruins para o meio ambiente.

3 - Prédios de jujuba

Separe palitos de dente e um pacote de balas jujuba. A brincadeira é construir cubos prendendo as balas na extremidade dos palitos de dente e usar esses blocos para construir prédios, torres e até cidades, equilibrando-os e ajustando-os de forma que as estruturas não caiam. É uma atividade que utiliza princípios da engenharia — e vocês ainda podem comer os doces quando terminarem.

4 - Foguete

Desenhe dois foguetes em uma folha de papel e peça para a criança colorir. Cada desenho será um lado do foguete. Cole as extremidades e deixe o interior aberto. Com um canudo encaixado na parte de baixo, peça que ela sopre e “lance” o foguete no ar.  As crianças se divertem testando o quão longe conseguem soprá-lo e tentando diferentes ângulos e pontos de partida.

5 - Ponte

Aqui, a ideia é fazer uma ponte capaz de sustentar um objeto, como um pacote de arroz de 1kg. Você vai precisar de um pacote de palitos de sorvete e cola quente. Primeiro, pesquisem sobre diferentes tipos de ponte e decidam que modelo querem fazer. Então, una os palitos com cola para formar a base, a estrutura e as colunas. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários