Atrações internacionais de vários países são destaque no 3º Festival de Artes do Fim do Mundo

 



Evento reúne mais de 300 artistas do Brasil e do mundo em mais de 70 projetos artísticos

Imagine acompanhar um espetáculo de olho apenas nos pés dos atores? É o que se pode esperar da montagem “A 2 Passos”, uma das atrações internacionais do 3º FestFIM - Festival de Artes do Fim do Mundo, coordenado pela Cia. Apocalíptica, com sede em São José do Rio Preto, que teve início no último dia 6, e movimenta a cena cultural até o próximo domingo, 14. 
 
A extensa programação gratuita com peças, performances, workshops, oficinas, minicursos, debates, leituras dramáticas e bate-papos pode ser acompanhada pelo site www.ciaapocaliptica.com e pelas redes sociais da companhia (YouTube, Facebook, Instagram @cia.apocaliptica).
 
A montagem “A 2 Passos” é uma produção coletiva de Rakus Teatro, Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold e Micro Teatro Terra Marique.  Dirigida pelo russo Gennadi Nikolaevic Bogdanov, reúne artistas do Brasil, Itália e Rússia e será apresentada neste sábado, 13, às 20h. Em cena, os afetos e ressentimentos de uma dupla de atores que se acirram durante a derradeira apresentação. Sua longa relação, juntamente com uma falha no sistema de abertura da cortina, desencadeia uma série de situações que os coloca diante da iminência do fim.
 
Outra atração internacional, “Vagor & Bellavita”, da Cia. Dromocósmicas", com Camilla Bombardini (Italia) e Byron Skouris (Brasil), será apresentada no domingo, 14, às 20h. O espetáculo mescla diversas linguagens do teatro popular com a Commedia dell’Arte, pantomima e elementos circenses para contar a história de dois palhaços que vivem às margens da sociedade. É uma homenagem ao cinema mudo e a seus vagabundos. Entre acrobacias, latas que se transformam em pernas de pau, garrafas e serrotes em pura melodia, estes dois nos contarão a própria história com o riso e a poesia.
 
De Portugal, uma novidade para o público infantil. A adaptação do livro  “Oskar e a família das cordas”,  de Joana Nogueira, para a cena teatral com a própria autora. Essa obra faz parte de um projeto que tem por objetivo a criação de vários contos que retratam os instrumentos de uma orquestra de forma lúdica e pedagógica. A apresentação acontece nesta terça, 9, às 17h. No mesmo dia, às 20h, será exibido “Akllasumaq, La elejida por su beleza, de La Outra Vuelta Artes Escenicas, da Argentina.
 
Na quinta, 11, às 20h, o público poderá conferir a performance "EcSTATIC", com Andressa Myazato, da Áustria. 
 
“Procuramos trazer a diversidade de outros países para que, ao lado das produções nacionais, pudéssemos fomentar a troca de informações e experiências da arte da cena. São espetáculos de ponta que trazem pesquisa de linguagens”, destaca Lawrence Garcia, coordenador geral do festival e um dos fundadores da Cia. Apocalíptica. 
 
O 3º FestFIM contempla 70 projetos artísticos, entre espetáculos nacionais, internacionais e atividades formativas, envolvendo mais de 300 artistas do Brasil, Argentina, Portugal, Áustria, Itália e Rússia”.
 
Agenda Completa do 3º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo está disponível no site https://ciaapocaliptica.com/festfim3
 
FESTFIM EM NÚMEROS 
100 horas de programação
70 projetos artísticos
46 espetáculos nacionais
06 espetáculos internacionais
10 atividades formativas
300 artistas envolvidos
20 cidades do Brasil
22 profissionais na produção e realização do festival
 
Serviço
3º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo
Quando: de 6 a 14 de novembro 
Ondehttps://www.youtube.com/ciaapocaliptica e redes sociais @ciaapocaliptica
Informações e programação completahttps://ciaapocaliptica.com/festfim3
O FestFIM é realizado por meio de recursos do ProAC LAB 60/2020.

Comentários