Como a física quântica pode ajudar na gestão da saúde


Rebeca Virgínia

Buscando a cura para enfermidades que intuía serem psicossomáticas, a engenheira e escritora Rebeca Virgínia mergulhou de cabeça na teoria da física quântica e compreendeu melhor o poder da mente sobre o corpo

Os problemas de saúde da engenheira civil Rebeca Virgínia e a resistência em aceitar os diagnósticos médicos que previam uma vida cheia de limitações fizeram-na mergulhar em um mundo de teorias científicas e práticas terapêuticas alternativas em busca de uma cura para doenças que ela intuía serem de ordem psicossomática. Foi na esteira dessa procura que Virgínia se deparou com conceitos da física quântica e reinventou sua relação com a própria saúde. De suas pesquisas nasceu o livro “Responsabilidade Curativa – como a física quântica, a epigenética, a medicina holística e as constelações familiares podem ajudar você a construir uma vida saudável”, publicado pela Editora Gente.

Mas, segundo Virgínia, para entender como a física quântica pode auxiliar na cura de doenças e na gestão da saúde, primeiramente faz-se necessário compreender do que esta ciência trata.  “A física quântica é o estudo das leis que regem os eventos no campo subatômico, das partículas menores que o átomo.  A física quântica é a base para todas as ciências; é o idioma da nossa existência”, define. Conforme a autora, enquanto a física clássica, newtoniana, descreve o mundo através de objetos materiais sólidos, a física quântica, tal qual propalada por Einstein, explica que a matéria nada mais é do que energia, vibração e informação: onda de possibilidades.

No universo quântico, explica Rebeca, tudo são ondas de possibilidades, que só se apresenta em forma manifesta, partícula, no ato do olhar do observador. Ou seja, de acordo com a teoria da física quântica, a realidade é criada quando o sujeito a observa “Aceitar essa constatação é imprescindível para entender como a mente interfere na nossa vida”, afirma.

Contudo, conforme a autora, neste contexto, olhar não é meramente ver com os olhos. “Na dimensão quântica, o olho do observador não se restringe às atribuições do órgão da visão, constituído pelo globo ocular”, explica. Segundo a escritora, os eventos quânticos ocorrem em um campo invisível de energia e de informações que existem além do espaço e do tempo. Nesse sentido, trata-se de um olho mental que não necessariamente precisa ver, mas interpretar. “Interpretar o que enxerga é responsabilidade inerente de cada indivíduo”, destaca.

Para interpretar corretamente e dar a realidade uma conotação positiva, o observador precisa cuidar de sua programação, tal qual ocorre em um computador. Tendo isso em vista, Rebeca recomenda que as pessoas se atentem sempre que possível sobre quais informações estão passando a si mesmas como chave de interpretação do mundo ao seu redor. “Você se estimula a buscar novos conhecimentos sem preconceitos? Você pratica a higiene mental com pensamentos saudáveis? E a pergunta mais importante: é você que está no comando da sua programação ou a está terceirizando?”, questiona.

Desse modo, a pessoa precisa se questionar sobre pensamentos, hábitos, sentimentos e emoções que estão configurando seu destino e se este destino que está construindo para si própria é o que realmente deseja. Isto tudo, porque do ponto de vista quântico, a mente comanda a matéria. Virgínia enfatiza que quem não compreende que vive em um campo quântico de infinitas possibilidades, consegue considerar duas ou três alternativas que a realidade lhe oferece. “Entretanto, aquele que enfrenta sua vida como um observador quântico, tem à disposição ondas de infinitas possibilidades para cocriar sua história e nessa dimensão encontra todas as ferramentas para se curar, rejuvenescer e viver em abundância”, assegura.

Nesse ponto, concernente à relação entre mente e corpo e sobre como os pensamentos podem influir na saúde corpórea, Rebeca destaca a ligação entre coração e cérebro. “Os dois órgãos se comunicam através da coerência das ondas que compartilham entre si - da pressão arterial que leva informações do coração ao cérebro e do campo eletromagnético do coração”, explica.

Por isso, segundo a autora, ante uma situação pontual momentânea em que a pessoa esteja se sentindo nervosa, ansiosa ou depressiva, parar e respirar fundo costuma ter um efeito terapêutico tranquilizador. Fazendo isso, destaca Rebeca, a pessoa se tornar apta a perceber o campo magnético, observar e, se possível, identificar o sentimento que está no coração, sintonizando a mente, o coração e o cérebro, e assumindo o controle de suas emoções.

“Quando desenvolvemos a habilidade de harmonizar coração e cérebro, abrimos um portal para um campo poderoso de autogestão da saúde e da vida”, ressalta a autora. De acordo com ela, o fato de conseguir essa façanha desencadeia no corpo reações bioquímicas que contribuem positivamente na melhoria do sistema imunológico. A melhor forma, conforme a escritora, para desenvolver essa harmonia é praticando a meditação. “Uma vez que se inclui o hábito da meditação como prática diária, essa sensação permeia gradativamente o nosso estado de ser”, diz.

Da união entre os campos científicos da física quântica, neurociência e epigenética, a autora descobriu ainda mais indícios que reforçam a influência mútua entre corpo a mente, até mesmo em nível genético. Segundo Rebeca, muitas das informações genéticas enviadas através do corpo e que afetam trilhões de células são geradas por imaginação, sensações e emoções de memórias compulsoriamente resgatadas do subconsciente, bem como dos medos, erros, alegrias, crenças e esperanças. “Assim que me convenci dessa façanha dos pensamentos, mantenho rigorosa vigilância sobre eles e nunca mais falei nada da boca para fora”, conclui.

 

Ficha Técnica:

Título: Responsabilidade curativa

Subtítulo: Como a Física Quântica, a Epigenética, a Medicina Holística e o pensamento sistêmico podem ajudá-lo a construir uma vida saudável

ISBN: 978-65-88523-18-6
Formato: 16x23
Páginas: 192
Preço de capa: R$49,90
Preço eBook: R$34,90
Autor: Rebeca Virgínia
Lançamento: agosto de 2021
Selo: Gente Autoridade
Gênero: Desenvolvimento Pessoal

 

Comentários