Volta às aulas: o que os jovens podem esperar do segundo semestre de 2021?

Estudantes do Ensino Médio intensificam a preparação para o Enem e os vestibulares e ensino presencial volta com mais força

No primeiro semestre deste ano, crianças e adolescentes que haviam passado meses em isolamento social retornaram às salas de aula e reencontraram os colegas e os professores. Esse período foi marcado pelo processo de readaptação à escola, que inclui algumas mudanças, como os protocolos de prevenção à covid-19. 

Agora, esses estudantes voltam para o segundo semestre, que pode trazer ainda mais novidades. Segundo Marco Antonio Boin, coordenador do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense, o clima é de otimismo: “Mais alunos estão aderindo ao ensino presencial e é emocionante ver o reencontro deles com os amigos. A pandemia não acabou, mas os educadores já estão vacinados com a primeira dose e essa volta dos estudantes demonstra a confiança das famílias nos protocolos adotados pela escola”.

A reta final da preparação para a universidade

A maior parte dos vestibulares ocorrem no segundo semestre. Também é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Isso significa que agora é hora de intensificar os estudos para esses processos seletivos. Quem está cursando o Ensino Médio em meio à pandemia teve uma mudança na rotina de estudos, que foi adaptada para o ensino remoto e, mais tarde, o híbrido.

Mesmo com essas mudanças, os educadores ressaltam que é possível estar bem preparado para a hora das provas. “Estudando em casa também dá para colocar o conhecimento em dia e estar pronto para os exames. Agora, é necessário que o estudante se prepare com determinação e organização, e isso inclui preocupar-se com o bem-estar físico e emocional”, pontua Boin. 

O coordenador do Ensino Médio tem dicas para os jovens que vão fazer esses importantes testes no segundo semestre deste ano:

Organize-se: a organização diária é fundamental para o bom rendimento nos estudos. Tenha bem definidos os seus horários de estudo, repouso e para atividades de lazer.

Conheça os seus limites: estudar até o esgotamento não fará com que você compreenda melhor o conteúdo. Quando perceber que não consegue mais se concentrar, é hora de fazer uma pausa.

Aproveite as pausas: a hora de descansar também é crucial para a produtividade acadêmica. Os intervalos ajudam a revigorar o corpo e a mente e trazem de volta a disposição. Na escola, aproveite o tempo entre as aulas e o intervalo para levantar-se, alongar-se, conversar com os colegas e alimentar-se.

Explore diferentes métodos de estudo: além de estudar lendo o conteúdo, experimente fazer o uso de mapas mentais, resumos e da técnica Pomodoro, por exemplo. Além desses métodos, também pode ser interessante explicar a matéria em voz alta para si mesmo ou para outras pessoas.

Não tenha vergonha de fazer perguntas: agora que está de volta à escola, aproveite a proximidade dos professores e não hesite em perguntar quando tiver uma dúvida sobre o assunto estudado. Os alunos que participam das aulas conseguem trabalhar positivamente suas falhas e se desafiam a aprender. Além disso, o professor consegue direcionar melhor as suas explicações. 

 

Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários