A arte de unir duas paixões

 


Como o chef Raul Lemos conciliou sua paixão pela gastronomia e a transformou em um negócio para alavancar a carreira de outros chefs de cozinha

Publicitário de formação, Raul Lemos construiu uma carreira de sucesso na propaganda tendo atuado como executivo de atendimento de grandes agências. Desde criança, ele alimentava outra paixão, a gastronomia.

A vida profissional teve uma virada de 180 graus quando decidiu se inscrever para participar do reality show gastronômico MasterChef, sagrando-se vice-campeão da segunda edição do programa em 2015. Com a procura de marcas e empresas para criação de conteúdo e parcerias, o já chef — formou-se assistente de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na Itália, assim que concluiu sua participação no programa — enxergou uma ótima oportunidade de conciliar o amor pela gastronomia com a sua experiência em Comunicação e assim criou a Mení.

A Mení é uma empresa de negócios em gastronomia que atua gerenciando a comunicação de chefs e cozinheiros influenciadores, mas também atendendo às demandas das empresas e agências de publicidade que querem se conectar ou reforçar sua presença no universo gastronômico.

Com seis anos no mercado, a Mení tem se estabelecido em dois principais pilares: produção de conteúdo e projetos de comunicação.

Na área de produção de conteúdo, a empresa se destaca no audiovisual, acumulando experiência desde projetos com influenciadores — publiposts, parcerias e etc. — até conteúdo coorporativo. Nesse último cenário, a Mení vem se reinventando e, durante a pandemia, realizou mais de 60 lives empresariais. “O formato agradou bastante ao público: os participantes do evento on-line recebem uma caixa com ingredientes para uma receita e podem cozinhar ao vivo, simultaneamente com o cozinheiro convidado”, descreve Raul.

Ainda nessa área, a Mení também desenvolve conteúdos proprietários, como é o caso do programa Desvendando Cozinhas, exibido todas as segundas-feiras, às 23h30 na RedeTV!, que foi inteiramente concebido pela sua equipe.

A empresa ainda conta com um leque grande de fornecedores e por isso pode se adequar facilmente à demanda de cada cliente.

No pilar de projetos de comunicação, a Mení tem em seu portfólio grandes clientes do universo gastronômico e de outras áreas de atuação. Para eles, a empresa já planejou e executou grandes eventos como convenções, aulas show, campanhas publicitárias, promoções para consumidor final e agora, com o Desvendando Cozinhas, planejamento para ações de merchandising.

Com uma equipe de background em comunicação, mas também apaixonada pela gastronomia, a Mení se destaca na elaboração e planejamento de suas ações desde o início do trabalho, podendo ajudar na elaboração do briefing, até a produção, execução e análise de resultados.

Ao constituir a Mení, Raul partiu da premissa de passar credibilidade e responsabilidade quando o assunto é divulgar produtos e marcas para seus seguidores. “Sou defensor da comida de verdade, sempre busco compartilhar receitas possíveis, fáceis e acessíveis para que todos se sintam inspirados em ir para a cozinha e colocar a mão na massa. Posso me considerar um especialista em abrir a geladeira e criar pratos com as sobras do dia anterior, pois entendo que o reaproveitamento não é só esquentar a comida no micro-ondas, mas é possível transformá-la em algo inusitado e delicioso”, defende.

O chef quer aproveitar o momento de visibilidade para potencializar as três frentes que vem trabalhando nos últimos anos: fortalecer os projetos de comunicação como o Desvendando Cozinhas e outros formatos de conteúdo; empreender no mercado de gastronomia com uma operação de Fast Casual e solidificar a presença da Mení no mercado de negócios em gastronomia.

Sobre Raul Lemos

Caiçara de Santos, se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie e trabalhou como diretor de atendimento nas principais agências de publicidade do Brasil. Cozinhar sempre foi um hobby despretensioso, mas muito elogiado por quem experimenta sua comida. E foi assim que, incentivado por amigos e pela família, se inscreveu no MasterChef em 2015. Durante o programa, se destacou pelo jeito espontâneo, brincalhão e ao mesmo tempo criativo, focado e ousado. Terminou o programa como vice-campeão e assim seu caminho começou na gastronomia. Logo depois do programa, se formou assistente de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na Itália. Ainda em 2016 e durante os três anos seguintes, apresentou “A Prévia”, programa ao vivo que antecedia os episódios do MasterChef na TV Bandeirantes.

Cozinheiro e uma das principais figuras do meio gastronômico brasileiro, Raul também é cofundador da Mení, a maior empresa de negócios em gastronomia do Brasil.

Durante a pandemia, Raul se dedicou ao conteúdo ao vivo e durante cinco meses transmitiu mais de 380 horas direto de sua cozinha, ensinando receitas para seus seguidores.

Recentemente, em abril de 2021, Raul partiu para um dos principais desafios de sua carreira: comandar o programa de televisão Desvendando Cozinhas, uma coprodução da RedeTV! com a Mení. Na atração, o apresentador mostra os bastidores das cozinhas mais interessantes do Brasil, além dos personagens por trás das operações. Todas as segundas-feiras, as 23h30 na RedeTV!.

Para saber mais, acesse: www. https://www.meni.com.br/ ou pelas redes @raul_lemos

Comentários