Como o chef Raul Lemos conciliou sua paixão
pela gastronomia e a transformou em um negócio para alavancar a carreira de
outros chefs de cozinha
Publicitário de formação, Raul Lemos construiu
uma carreira de sucesso na propaganda tendo atuado como executivo de
atendimento de grandes agências. Desde criança, ele alimentava outra paixão, a
gastronomia.
A vida profissional teve uma virada de 180
graus quando decidiu se inscrever para participar do reality show gastronômico
MasterChef, sagrando-se vice-campeão da segunda edição do programa em 2015. Com
a procura de marcas e empresas para criação de conteúdo e parcerias, o já chef — formou-se assistente
de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na
Itália, assim que concluiu sua participação no programa — enxergou uma ótima
oportunidade de conciliar o amor pela gastronomia com a sua experiência em
Comunicação e assim criou a Mení.
A Mení é uma empresa de negócios em gastronomia
que atua gerenciando a comunicação de chefs
e cozinheiros influenciadores, mas também atendendo às demandas das empresas e
agências de publicidade que querem se conectar ou reforçar sua presença no
universo gastronômico.
Com seis anos no mercado, a Mení tem se
estabelecido em dois principais pilares: produção de conteúdo e projetos de
comunicação.
Na área de produção de conteúdo, a empresa se
destaca no audiovisual, acumulando experiência desde projetos com influenciadores
— publiposts, parcerias e etc. — até conteúdo coorporativo. Nesse último
cenário, a Mení vem se reinventando e, durante a pandemia, realizou mais de 60 lives empresariais. “O
formato agradou bastante ao público: os participantes do evento on-line recebem uma caixa
com ingredientes para uma receita e podem cozinhar ao vivo, simultaneamente com
o cozinheiro convidado”, descreve Raul.
Ainda nessa área, a Mení também desenvolve
conteúdos proprietários, como é o caso do programa Desvendando Cozinhas,
exibido todas as segundas-feiras, às 23h30 na RedeTV!, que foi inteiramente
concebido pela sua equipe.
A empresa ainda conta com um leque grande de
fornecedores e por isso pode se adequar facilmente à demanda de cada cliente.
No pilar de projetos de comunicação, a Mení tem
em seu portfólio grandes clientes do universo gastronômico e de outras áreas de
atuação. Para eles, a empresa já planejou e executou grandes eventos como
convenções, aulas show, campanhas publicitárias, promoções para consumidor
final e agora, com o Desvendando Cozinhas, planejamento para ações de merchandising.
Com uma equipe de background em comunicação, mas também
apaixonada pela gastronomia, a Mení se destaca na elaboração e planejamento de
suas ações desde o início do trabalho, podendo ajudar na elaboração do briefing, até a produção,
execução e análise de resultados.
Ao constituir a Mení, Raul partiu da premissa
de passar credibilidade e responsabilidade quando o assunto é divulgar produtos
e marcas para seus seguidores. “Sou defensor da comida de verdade, sempre busco
compartilhar receitas possíveis, fáceis e acessíveis para que todos se sintam
inspirados em ir para a cozinha e colocar a mão na massa. Posso me considerar
um especialista em abrir a geladeira e criar pratos com as sobras do dia
anterior, pois entendo que o reaproveitamento não é só esquentar a comida no
micro-ondas, mas é possível transformá-la em algo inusitado e delicioso”,
defende.
O chef quer aproveitar o momento de
visibilidade para potencializar as três frentes que vem trabalhando nos últimos
anos: fortalecer os projetos de comunicação como o Desvendando Cozinhas e outros
formatos de conteúdo; empreender no mercado de gastronomia com uma operação de Fast Casual e solidificar a
presença da Mení no mercado de negócios em gastronomia.
Sobre Raul Lemos
Caiçara de Santos, se formou em Publicidade e
Propaganda pela Universidade Mackenzie e trabalhou como diretor de atendimento
nas principais agências de publicidade do Brasil. Cozinhar sempre foi um hobby despretensioso, mas
muito elogiado por quem experimenta sua comida. E foi assim que, incentivado
por amigos e pela família, se inscreveu no MasterChef em 2015. Durante o
programa, se destacou pelo jeito espontâneo, brincalhão e ao mesmo tempo
criativo, focado e ousado. Terminou o programa como vice-campeão e assim seu
caminho começou na gastronomia. Logo depois do programa, se formou assistente
de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na
Itália. Ainda em 2016 e durante os três anos seguintes, apresentou “A Prévia”,
programa ao vivo que antecedia os episódios do MasterChef na TV Bandeirantes.
Cozinheiro e uma das principais figuras do meio
gastronômico brasileiro, Raul também é cofundador da Mení, a maior empresa de
negócios em gastronomia do Brasil.
Durante a pandemia, Raul se dedicou ao conteúdo
ao vivo e durante cinco meses transmitiu mais de 380 horas direto de sua
cozinha, ensinando receitas para seus seguidores.
Recentemente, em abril de 2021, Raul partiu
para um dos principais desafios de sua carreira: comandar o programa de
televisão Desvendando Cozinhas, uma coprodução da RedeTV! com a Mení. Na
atração, o apresentador mostra os bastidores das cozinhas mais interessantes do
Brasil, além dos personagens por trás das operações. Todas as
segundas-feiras, as 23h30 na RedeTV!.
Para saber mais, acesse: www. https://www.meni.com.br/ ou pelas redes
@raul_lemos
Comentários
Postar um comentário