Vestibular UFPR: Podcasts se tornam aliados para reforçar os estudos para o vestibular

 


Na reta final antes da prova da UFPR, alunos utilizam da tecnologia de canais de streaming para potencializar os estudos

O uso das tecnologias pode ser um forte aliado aos estudos. Os podcasts estão se tornando cada vez mais um canal de comunicação, tanto como fonte de informação, como estudos. Os podcasts podem ser comparados a um programa de rádio, com a liberdade de ouvir o que, quando e onde estiver, basta ter um celular com dados móveis e fones de ouvidos, assim é possível ouvir no ônibus, no carro e academia ou enquanto realiza outras atividades em casa. Ainda, é uma ótima maneira de otimizar o tempo e se livrar de situações entediantes, como lavar e secar a louça ou arrumar a cama.

O professor de geografia Paulo Fabrício Moreira, do Curso e Colégio Acesso de Fazenda Rio Grande, afirma que “os podcasts são uma ferramenta ainda recente em nosso país, porém com muito potencial a ser explorado. É uma ferramenta digital e deve ser associada à educação, no sentido de complementar os estudos. Acredito que por apresentar um formato e uma linguagem moderna, são extremamente atrativos. Considero muito válido o uso desta tecnologia, desde que saibamos filtrar os canais sérios que agregarão, com certeza, mais bagagem ao nosso conteúdo”.

O podcast passa a ser uma ferramenta com capacidade e potencial para ser utilizado de diversas formas no ensino, em sala de aula, promovendo discussão, durante trabalho colaborativo, promovendo assim, o aprendizado por meio dos níveis cognitivos dos alunos. Para ter acesso aos episódios, basta possuir algum canal de streaming pago ou não, seguir e até mesmo baixar os episódios favoritos. 

Além disso, a maioria não costuma ter anúncios publicitários, evitando assim a quebra do raciocínio no durante o programa. Um outro ponto muito positivo dos podcasts é sobre tratarem de assuntos da atualidade, tão importantes para a prova do vestibular e, principalmente, para a redação.  “Acredito que os podcasts ajudam muito a revisar e fixar matérias de forma mais rápida. Além disso, alguns podcasts podem servir para aprendermos, de forma básica, conteúdos novos em alguns minutos, otimizando o tempo de estudo. Gosto muito de dois, que ouvia e me ajudavam bastante: “Degustação Filosófica”, do professor Edvan, que trata sobre algumas obras da filosofia que são cobradas em alguns vestibulares, e “Professor Jairzão”, do professor Jair, de geografia, que trata sobre temas de atualidades”, explica Ana Beatriz Gumz Silva, estudante do Acesso Santa Felicidade, vestibulanda de medicina.

E para quem irá prestar vestibular da UFPR em 2021 que acontece neste domingo (18), alguns podcasts que podem auxiliar nos últimos dias de estudos:

 

Guia do Estudante (abril.com.br)

 O Guia do Estudante também está disponível em formato podcast. Reunindo os assuntos mais relevantes do momento, o Guia do Estudante – Atualidades te ajuda a se preparar para o vestibular com episódios de até 20 minuto.

 

Geografia Popular | ENEM FM on Stitcher

O Podcast Geografia Popular | Ciências Humanas & Ciências da Natureza:  é indicado para quem irá prestar a prova do ENEM, vestibulares, processos seletivos, concursos públicos.

 

Marca Texto

O Marca Texto é um podcast para os vestibulandos, e também para qualquer amante da literatura. Cada episódio tem duração média de 30 minutos e um novo episódio é lançado toda segunda-feira.

 

 

Dá Ideia

O Dá Ideia é um podcast quinzenal para você ficar por dentro dos assuntos da atualidade. Aprenda e se prepare para as provas, de forma divertida, enquanto está no trajeto do curso, na academia ou em outros lugares.

 

Projeto redação

O Projeto Redação é um site de correção profissional e colaborativa de redações. Você estuda praticando sua escrita e lendo redações de outros estudantes.

 

Filosofia Pop

O Filosofia Pop é um site que visa divulgar Filosofia como parte da cultura, promovendo o diálogo com diferentes áreas do conhecimento. Embora não seja um conteúdo exclusivo para estudos para o vestibular, a riqueza com que os episódios são feitos servem para te ajudar a aprofundar nas questões tratadas. É possível acessar pelo Apple Podcasts ou o Google Podcasts, além do Spotfy.

 

30 minutos

O podcast 30 minutos aborda literatura de uma maneira leve e descontraída, com o objetivo de mostrar a literatura como algo vivo, caloroso e acessível para todo mundo. O 30 mininutos também dá dicas de como se organizar para que as horas de estudos sejam eficientes.

 

Escriba Café

O Escriba Cafe é o primeiro podcast de história do Brasil e, também, o primeiro no formato storytelling. Através de muita pesquisa e extremo cuidado técnico na gravação e edição, o resultado é uma experiência sonora diferente, que traz conhecimento com emoção. Produzido desde 2004, o Escriba Cafe já foi eleito duas vezes o melhor podcast do Brasil e ficou entre os finalistas entre os melhores do mundo pela Deutsche-Welle.

Comentários