O objetivo da ação é impulsionar a
internacionalização da líder em massas e biscoitos
A M.
Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, conta agora com mais um
reforço para impulsionar o seu negócio no mercado internacional. A Federação
das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria
e do Centro Internacional de Negócios, está desenvolvendo uma solução de
ciência de dados que -subsidiará novos passos da empresa no seu processo de
internacionalização. A solução irá transformar dados em informações valiosas
sobre os mercados mais estratégicos para os produtos da empresa, levando a M.
Dias Branco a atingir seus objetivos e potencializar seus resultados.
O
trabalho parte da coleta de informações de uma ampla base de dados do comércio
internacional global, com mais de um trilhão de registros de todas as relações
comerciais mundiais, e segue com a identificação nesse mar de dados dos países
com maior potencial para os produtos da M. Dias Branco. Isso vai permitir que a
empresa, que hoje exporta para 42 países de todos os continentes, prospecte
novas oportunidades em sua rota de internacionalização.
Para
processar todos esses dados, os especialistas do Observatório da Indústria
utilizam técnicas de processamento de Big Data e outras metodologias emergentes,
que garantem a velocidade necessária ao projeto. A solução em desenvolvimento
foi idealizada com uso de design thinking e contou com a participação da equipe
técnica da M. Dias Branco, Observatório da Indústria e Centro Internacional de
Negócios.
A
cada etapa finalizada do projeto a empresa terá acesso a informações que já
poderão beneficiar sua área de exportação. No fim do trabalho, a M. Dias Branco
receberá um painel analítico, em que erá possível visualizar os dados
processados e a metodologia desenvolvida conjuntamente, embarcada em uma
solução ágil com design intuitivo.
"A
parceria entre a M. Dias Branco, Observatório da Indústria e CIN tem como
objetivo o uso da ciência de dados para orientar a estratégia de
internacionalização da M. Dias Branco, analisando uma quantidade enorme de
informações para subsidiar o trabalho da área de exportações da empresa,
garantindo a identificação de mercados prioritários, insights para tomada de
decisões e demais informações necessárias para auxiliar a empresa em seu plano
de expansão para mercados priorizados", destaca o gerente do Observatório
da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale.
De
acordo com Muchale, a FIEC uniu a expertise da equipe multidisciplinar do
Observatório, composta por economistas, designers, analistas de BI, cientistas
e engenheiros de dados com as metodologias maduras do Centro Internacional de
Negócios para cocriar uma solução inovadora e exclusiva com a M. Dias Branco.
"A empresa tem avançado ao longo dos últimos anos com a implantação de sua
cultura Data Driven.
Ou seja, a gestão e as tomadas de decisão são cada vez mais orientadas por
informações estratégicas", explica.
O
diretor de Tecnologia da Informação da M. Dias Branco, Mauro Alarcon, lembra
que a semente dessa parceria foi plantada durante uma visita ao Observatório da
Indústria realizada pelo empresário Ivens Dias Branco Júnior, presidente da
companhia, no ano passado, a convite do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
Ivens Júnior ficou surpreso com o trabalho desenvolvido no âmbito da geração,
uso e disseminação de dados e finalizou a visita com a sinalização de parceria
futura.
"Em
vez de a empresa internalizar um projeto como esse, a gente entendeu que
poderia contar com esse importante braço da FIEC. O Observatório possui vários
diferenciais, entre eles uma equipe de especialistas que são difíceis de achar
no mercado. Além disso, tem um custo mais acessível que o de uma consultoria de
São Paulo, por exemplo, e o acesso a dados que a gente não tem. O espaço do
Observatório também é muito legal, foi lá onde realizamos o nosso workshop para
construirmos o roadmap do que vai ser desenvolvido no projeto", ressalta
Alarcon.
A M.
Dias Branco tem intensificado nos últimos anos os investimentos no comércio
internacional e, mesmo na pandemia, registrou crescimento no seu faturamento em
exportações. O diretor de Exportações da M. Dias Branco, César Reis, avalia que
as informações sobre os países a serem entregues pela FIEC irão auxiliar a
resolver a dificuldade da empresa de priorizar mercados.
"São
muitos países, muitos produtos e a gente tem recursos limitados. Então, contar
com uma ferramenta de priorização, que contenha informações de uma maneira
visualmente fácil de compilar e de assimilar pode nos trazer mais agilidade na
tomada de decisão", afirma Reis.
A
gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, considera
que o trabalho realizado através da parceria entre as áreas traz vantagens
relevantes e o desafio compartilhado aumenta a capacidade criativa para gerar
alternativas e redução no tempo de execução das tarefas. "Com uma visão
totalmente sistêmica, o presidente Ricardo Cavalcante aproximou o CIN do
Observatório da Indústria e fortaleceu a atuação internacional através do
compartilhamento de bases de dados", frisa Karina.
O
líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, diz que o Observatório tem
feito grandes investimentos em bases de dados, tecnologia e talentos para auxiliar
as indústrias cearenses a ampliarem seu acesso aos mercados e se tornarem mais
competitivas. "É uma honra para a FIEC contribuir na implantação de uma
estratégia de ambição digital de um grupo empresarial reconhecido por sua
excelência", conclui.
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