É preciso estar atento a alguns detalhes quando
se toma a decisão de mudar uma marca
Todo
negócio tem entre seus objetivos fortalecer sua marca e para isso ocorrer,
devem ser levados em consideração diversos fatores, inclusive para a empresa
que deseja fazer um reposicionamento de marca.
Ricardo
Monteiro, gestor de marcas e sócio da DMK Group, consultoria especializada em
registro de marcas, patentes e gestão em branding, um dos aspectos a ser
considerado, é se a mudança é necessária, provocada pelo fato de outra empresa
já ter a marca registrada.
Se
a ideia é apenas modernizar a marca, é preciso entender e estudar o
posicionamento atual do negócio com o mercado, se está se comunicando bem, está
visível na maior parte do tempo, por exemplo, nas redes sociais.
Segundo
Monteiro, mudar de marca é algo que pode ser simples e ao mesmo tempo complexo.
Requer muito trabalho, estudo e comunicação com clientes para alertar sobre as
mudanças quando muito significativas. “Com o uso cada vez mais constante de
dispositivos móveis para comunicação e informação, se você trabalhar forte nas
redes sociais, as imagens de perfis são pequenas, então trabalhe com alguma
marca curta, sem muitos detalhes e de fácil leitura”, ensina.
O
especialista não recomenda o uso de desenhos com muitas linhas, detalhes e
informações, especialmente em redes sociais como o Instagram, pois a marca
poderá ter problemas de visualização direta no feed, stories
e perfil.
Monteiro
cita como exemplos de reposicionamento de marca as redes de varejo Ponto Frio,
que agora atende apenas como Ponto. Segundo ele, o varejo sempre teve
alterações e modernizações de grandes marcas. “Hoje, claro, é mais fácil de
acompanhar essas alterações por conta das redes sociais e campanhas com
lançamento de novos produtos e serviços. Além da crescente alta do digital no
momento da pandemia, as marcas precisam mesmo de fato modernizar-se”, avalia.
Para
o sócio da DMK Group, o varejo ainda pode passar por uma transformação profunda,
devido ao avanço da participação digital, o que deve obrigar as marcas a se
adaptarem ao formato dessas mídias. “Faz-se necessário estar com uma marca
moderna, atual e principalmente adequada onde ela é vista a maior parte do
tempo”, determina.
Ainda
de acordo com Monteiro, a pandemia da Covid-19 ajudou as marcas a ficarem mais
próximas do consumidor, inclusive por necessidade. “Muitas tiveram que adaptar
seus produtos e serviços para o mercado digital e aprenderam a atender
digitalmente”, finaliza.
Sobre Ricardo Monteiro
É
gestor de marcas (Branding) pela ESPM Sul e entrou para o anuário de 2009 pelo
trabalho realizado na conclusão de curso. Em projetos de branding, Ricardo já
desenvolveu marcas e rótulos para vinhos, cervejas e demais tipos de produtos e
serviços. O especialista é programador e desenvolvedor web “Full Stack”.
Desenvolve e-commerce (lojas virtuais) integradas com diversas ferramentas
nativas. Atualmente, é sócio da DMK GROUP, empresa especializada em
registros de marcas e patentes nos Estados Unidos. Para mais informações,
acesse: www.dmk.group ou entre em
contato por e-mail monteiro@dmk.group
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