Cuidados para se fazer reposicionamento de marca

 


É preciso estar atento a alguns detalhes quando se toma a decisão de mudar uma marca

Todo negócio tem entre seus objetivos fortalecer sua marca e para isso ocorrer, devem ser levados em consideração diversos fatores, inclusive para a empresa que deseja fazer um reposicionamento de marca.

Ricardo Monteiro, gestor de marcas e sócio da DMK Group, consultoria especializada em registro de marcas, patentes e gestão em branding,  um dos aspectos a ser considerado, é se a mudança é necessária, provocada pelo fato de outra empresa já ter a marca registrada.

Se a ideia é apenas modernizar a marca, é preciso entender e estudar o posicionamento atual do negócio com o mercado, se está se comunicando bem, está visível na maior parte do tempo, por exemplo, nas redes sociais.

Segundo Monteiro, mudar de marca é algo que pode ser simples e ao mesmo tempo complexo. Requer muito trabalho, estudo e comunicação com clientes para alertar sobre as mudanças quando muito significativas. “Com o uso cada vez mais constante de dispositivos móveis para comunicação e informação, se você trabalhar forte nas redes sociais, as imagens de perfis são pequenas, então trabalhe com alguma marca curta, sem muitos detalhes e de fácil leitura”, ensina.

O especialista não recomenda o uso de desenhos com muitas linhas, detalhes e informações, especialmente em redes sociais como o Instagram, pois a marca poderá ter problemas de visualização direta no feed, stories e perfil.

Monteiro cita como exemplos de reposicionamento de marca as redes de varejo Ponto Frio, que agora atende apenas como Ponto. Segundo ele, o varejo sempre teve alterações e modernizações de grandes marcas. “Hoje, claro, é mais fácil de acompanhar essas alterações por conta das redes sociais e campanhas com lançamento de novos produtos e serviços. Além da crescente alta do digital no momento da pandemia, as marcas precisam mesmo de fato modernizar-se”, avalia.

Para o sócio da DMK Group, o varejo ainda pode passar por uma transformação profunda, devido ao avanço da participação digital, o que deve obrigar as marcas a se adaptarem ao formato dessas mídias. “Faz-se necessário estar com uma marca moderna, atual e principalmente adequada onde ela é vista a maior parte do tempo”, determina.

Ainda de acordo com Monteiro, a pandemia da Covid-19 ajudou as marcas a ficarem mais próximas do consumidor, inclusive por necessidade. “Muitas tiveram que adaptar seus produtos e serviços para o mercado digital e aprenderam a atender digitalmente”, finaliza.

Sobre Ricardo Monteiro

É gestor de marcas (Branding) pela ESPM Sul e entrou para o anuário de 2009 pelo trabalho realizado na conclusão de curso. Em projetos de branding, Ricardo já desenvolveu marcas e rótulos para vinhos, cervejas e demais tipos de produtos e serviços. O especialista é programador e desenvolvedor web “Full Stack”. Desenvolve e-commerce (lojas virtuais) integradas com diversas ferramentas nativas.  Atualmente, é sócio da DMK GROUP, empresa especializada em registros de marcas e patentes nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.dmk.group  ou entre em contato por e-mail monteiro@dmk.group

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