Em Pare de vacilar em suas apresentações, publicado pela Pandorga, o especialista em comunicação, Jean Emmanuel, fala sobre a necessidade de ser persuasivo e de que forma é possível vender uma ideia ao público
Muitos não sabem, mas convencimento e persuasão são coisas
diferentes. Segundo Jean Emmanuel, em seu lançamento Pare de vacilar em suas apresentações,
publicado pela Pandorga,
convencimento não leva a uma ação, persuasão sim.
O
especialista em oratória explica que para convencer é necessário um discurso
racional, enquanto para persuadir é preciso uma carga emocional. Em suas
pesquisas encontrou um estudo em que alguns voluntários receberam 5,00 dólares
para responder uma entrevista, metade deles, foram expostos às fotos de uma
moradora do Malauí, uma criança muito magra e com olhar suplicante, a outra
metade foram expostas a dados assustadores sobre a fome no país. O primeiro
grupo, acabou doando 50% a mais que o segundo.
"A
tomada de decisão pela emoção acontece de forma inconsciente e depois
conscientemente busca-se justificar por meio da razão a decisão já tomada. O
lado emocional, além de tomar a maioria das decisões, também guarda as
informações por mais tempo."
– Jean Emannuel (Pare de vacilar em suas apresentações)
Com
bastante bagagem sobre a comunicação pública e empresarial, o autor explica
quais são os principais pontos que devem ser considerados para que o
palestrante, ou mesmo um colaborador em busca de uma promoção, persuada ou
convença alguém. Veja abaixo alguns deles:
-
Seja o maior fã de sua história:
emocionar alguém pode não ser uma tarefa fácil, mas se realmente acreditar em
tudo aquilo que está falando, com certeza, será muito mais eficiente.
-
Mostre e provoque empatia:
quando aborda uma temática presente na vida dos que estão ouvindo, com certeza
a atenção se voltará àquilo que está explicando, e da mesma forma o público
sentirá empatia da parte do orador, ele devolverá o mesmo sentimento.
-
Conte histórias:
as pessoas gostam de personagens e, com certeza, se colocarão no lugar daquele
que abordar.
-
Comece com pontos de concordância: ninguém quer ouvir um discurso que já começa contrariando
tudo aquilo que ele pensa. É importante trazer a pessoa para seu lado, antes de
persuadi-la.
-
Seja realista:
mostre todos os lados de uma história e seja certeiro ao trazer dados. Isso,
com certeza, irá fazê-lo ficar a favor ou parcialmente favorável.
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