Pandemia acelera transformação digital no setor gastronômico. Até mesmo restaurantes tradicionais vêm apostando na mudança!
Com 72 anos de história, o Jardim de Napoli, um dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo, é exemplo de como unir tradição e tecnologia, sem perder a essência.
A
era pandêmica atingiu em cheio o setor gastronômico. Por outro lado, ensinou
muitas coisas a empresários e administradores, acelerando certas tendências de
mercado, como a transformação digital.
Seja
no atendimento aos clientes ou no gerenciamento do negócio, as tecnologias
vieram para ajudar a melhorar os resultados, automatizando processos e gerando
economia de tempo e dinheiro.
A
mudança tem atingido até mesmo restaurantes mais tradicionais, como o Jardim
de Napoli, fundado em 1949 pelo italiano Francisco Buonerba.
Com
72 anos de mercado, há pouco mais de três anos o estabelecimento implementou
tecnologias para gerenciamento do negócio, como conta Rubens Gois e Silva,
gerente administrativo. “Primeiro foi preciso entender o que é um ERP, qual a
sua função, tendo em mente que trabalhamos com metas e que poderíamos
vislumbrar um horizonte em que colheríamos frutos a longo prazo”.
O
ERP implementado foi o da ACOM Sistemas, que atua em diferentes frentes, mas,
essencialmente, ajuda o empresário a saber qual a margem de lucro de cada
produto, avaliando o nível de desperdício e possibilitando uma composição mais
criteriosa do cardápio. Também permite que soluções e novas estratégias sejam
adotadas mais rapidamente em termos de controle e planejamento.
“O
sistema tem ajudado bastante, sobretudo neste período que estamos enfrentando.
Analisar os números, evitar o pagamento de títulos em duplicidade, enfim,
processos que nos fazem economizar ou não perder dinheiro, isso é fundamental.
O sistema complementa a atividade empresarial com organização e centralização
de dados. Sem dúvida auxilia na tomada de decisão. Ter informações rápidas
resulta em economia de tempo de trabalho e em maior rentabilidade. Representa
muito no nosso dia a dia”, explica Silva.
"As
tecnologias de gestão auxiliam na automação, mas, principalmente, geram
análises que permitem tomar decisões mais assertivas, para que os empreendimentos
foquem em sua essência, que são seus pratos e em servir as pessoas",
explica Eduardo Ferreira, CCO da ACOM.
O
gerente administrativo do Jardim de Napoli ressalta, ainda, que apostar em
processos digitais não significa romper com a tradição. Localizado desde 1968
no bairro Higienópolis, o restaurante é uma típica cantina italiana e mantém o
conceito original da casa com alguns pratos do tradicional cardápio, entre eles
o famoso Polpettone à Parmegiana, carro-chefe do local, receita criada por
Toninho Buonerba. “Conseguimos unir tradição e tecnologia. Com tempo e
maturidade tiramos informações valiosas para fazer uma gestão de melhor
qualidade, tanto na unidade da Rua Martinico Prado, como em lojas nos shopping
centers Higienópolis, Market Place e JK Iguatemi, além do Giardino, uma
rotisserie que vende produtos da cantina”, conta.
Segundo
Rubens, em grande parte de 2020, o Jardim de Napoli trabalhou apenas com
delivery. Sobre o que imagina para 2021, Rubens de Gois espera que, de fato, a
vacina chegue para todos. “A pandemia, fundamentalmente, veio mostrar o
valor do ser humano nas organizações, o quanto as pessoas são capazes de
desenvolver novos talentos. Mostrou também que cada vez mais será necessário
elevar o nível profissional, investir em tecnologia para um gerenciamento mais
efetivo”, conclui.
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