Geekie renova iniciativa e oferece 20 mil vagas gratuitas para alunos de escolas públicas estudarem com Geekie Games
Para auxiliar os estudantes a continuar se preparando para as provas do ENEM e exames vestibulares, a Geekie anuncia a gratuidade do Geekie Games para 20 mil alunos de escolas públicas. Esse é o segundo ano da iniciativa de responsabilidade social, que foi implementada em 2020.
Para acessar: https://materiais.geekie.com.br/bolsas-geekiegames
Plataforma
intuitiva que conta com planos de estudo personalizado, o Geekie Games permite
ao estudante fazer um diagnóstico prévio e gerar conteúdos alinhados à própria
demanda para obter sucesso no ingresso em universidades. Em 2016, foi
selecionada como a ferramenta de estudos oficial para o ENEM e contou com
o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
A
educação no Brasil pode retroceder até quatro anos em decorrência da pandemia,
de acordo com o estudo do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para
o Brasil e África Lusófona. Na prática, o mapeamento – encomendado pela
Fundação Lemann – mostra que os alunos do Ensino Fundamental foram os mais
prejudicados: um problema que em médio e longo prazo deve impactar em toda a
sociedade e gerar consequências negativas para o crescimento econômico do país.
Para os alunos do Ensino Médio, o cenário pode se transformar em um impeditivo
para o ingresso no ensino superior.
Como
parte da missão de contribuir para a melhoria da qualidade da educação
nacional, a Geekie anuncia a renovação do programa de bolsas gratuitas para que
20 mil alunos de escolas públicas possam se preparar para os exames
vestibulares e o ENEM 2021 via Geekie Games. O benefício inclui alunos do curso
de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições estão abertas e podem ser
feitas pelo site: https://materiais.geekie.com.br/bolsas-geekiegames
Em 2020, os desafios enfrentados pelos
alunos de escolas públicas inspiraram a Geekie a desenvolver a iniciativa que
ganha a sua segunda edição nesse ano. A plataforma Geekie Games permite ao estudante fazer um
diagnóstico personalizado e gera um plano de estudos com base nas disciplinas e
temas que o aluno tem mais dificuldade. Essa análise resulta na recomendação de
conteúdos essenciais para aprimorar o desempenho do estudante, principalmente
em disciplinas sequenciais como Matemática, Química e Física, nas quais o
conhecimento é construído a partir de outro prévio. Em 2016, Geekie Games foi selecionado
como a ferramenta de estudos oficial para o ENEM e contou com o reconhecimento
do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Segundo
Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em Educação pela Universidade de
Stanford, a segunda edição do projeto de bolsas gratuitas do Geekie Games,
dialoga com essa perspectiva de retrocesso de até quatro anos na educação. Com
a ação, a empresa espera contribuir para que os jovens possam se preparar para
exames como ENEM e vestibulares frente aos desafios do ensino remoto. “O
contexto é muito preocupante para todos, mas para os alunos do Ensino Médio é
ainda mais grave, sobretudo porque pode comprometer esse ingresso no ensino
superior. Para auxiliar os jovens e adultos a manterem uma rotina de estudos e
preparo, decidimos abrir a plataforma Geekie
Games, novamente. É a nossa forma, como negócio de impacto social,
de fazer a nossa parte para que, como sociedade, possamos vencer esse grande
desafio de saúde pública”, afirma Sassaki, acrescentando que desde a criação, a
plataforma já foi utilizada por mais de 12 milhões de alunos.
Ao
longo da trajetória, a plataforma Geekie Games auxiliou 73% de estudantes
brasileiros com idade entre 18 anos e 24 anos: 22% entre 25 anos e 44 anos; e
5% com mais de 44 anos, sendo 64% de mulheres e 36% de homens. Destes, 72% são
de escolas públicas e 28% particulares. Uma avaliação sobre o impacto da
plataforma atestou que alunos que seguiram o plano de estudos personalizado na
sua totalidade tiveram uma evolução cinco vezes maior do que a obtida por
estudantes com mesmo grau de engajamento, mas que não se guiaram pela
tecnologia adaptativa. “Fica muito perceptível o quanto um estudante pode se
desenvolver se for bem orientado, principalmente, quando esse apoio se dá de
forma personalizada”, acrescentou Claudio Sassaki.
Como
funciona?
O
primeiro passo é, na plataforma Geekie
Games fazer o simulado a partir de uma prova elaborada nos moldes
do Exame Nacional do Ensino Médio; com o resultado é possível obter uma série
de informações sobre como o estudante respondeu o conjunto de questões. Os
dados de vários estudantes juntos, ao serem submetidos a uma análise,
apresentam evidências se o candidato realmente aprendeu algo ao longo da
avaliação, se chutou (respondeu ao acaso) a maior parte das questões de forma
aleatória ou se apresentou queda em seu desempenho ao longo do tempo da prova.
Esses dados são reunidos para alimentar um algoritmo – um código programado em
uma máquina, de forma simplificada e superficial –, baseado na Teoria de
Resposta ao Item (TRI), que
é uma modelagem estatística, empregada no cálculo da nota do Enem, que permite
estimar a proficiência de um aluno e compará-la entre avaliações diferentes.
Ao
final do simulado, o estudante tem uma nota estimada – sendo cada uma para os
quatro braços latentes na matriz do ENEM. Com isso, pode comparar o resultado
obtido com a nota de corte no curso e universidade pretendidos. A partir do
diagnóstico baseado nesse desempenho, Geekie Games produz um roteiro de estudos
personalizado. São mais de 640 aulas alinhadas à matriz curricular do ENEM,
cobrindo 400 tópicos em nove disciplinas e redação; são vídeos, textos, mais de
5.700 exercícios e resumos de aula. A empresa contratou a consultoria Metas
Sociais – referência em avaliação de iniciativas de educação – para investigar
o potencial impacto causado pelo uso do Geekie Games e, dos 143 mil estudantes
pesquisados, o aumento foi de 72 pontos TRI, ou seja, a solução tem real potencial
de diminuir o gap entre o ensino privado e público, que ao longo dos últimos
anos foi de em média 70 pontos na escala TRI. A pesquisa mostrou que os grupos
que mais se beneficiaram foram os que estudam em escolas públicas; estudantes
que trabalham e estudam; e com nível socioeconômico mais baixo. "Todos
tiveram o Geekie Games como um diferencial para o preparo para a realização do
sonho de ingressar no ensino superior", afirma Claudio Sassaki.
Depoimentos
de estudantes que ingressaram na universidade
Manoel
Lima, curso Biomedicina
https://www.youtube.com/watch?v=478Cbnbm8Po
Kelton
Dantas, Medicina
Ana
Laura, curso de Relações Públicas na Universidade de São Paulo (USP)
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