Barracão Teatro promove debates virtuais gratuitos sobre o diálogo entre teatro e o vídeo

 


O teatro, que sempre viveu do contato direto do público, se reinventa no modo virtual e a proposta do Barracão Teatro tem como ponto de partida a inclusão da câmera como parte do elenco interagindo com a cena

Nestes tempos de pandemia, em que a presença de pessoas num mesmo espaço está restrita a atividades essenciais, as artes cênicas, sempre fortalecidas pelo contato direto com o público, têm buscado maneiras de se fazer presente, ainda que de modo virtual. O Barracão Teatro, importante espaço de investigação e criação cênica do País, inicia sua atividade artística virando a bússola para essa nova realidade. De que forma? Conciliando duas linguagens distintas: o teatro e o vídeo.

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com recursos da Lei Aldir Blanc, o Barracão apresenta o projeto “Do Mascaramento ao MasCameramento”.

O trabalho consiste em seis encontros on-line, gratuitos e abertos ao público em geral, que irá reunir um time de especialistas das artes cênicas, Tiche Vianna, Esio Magalhães, Ana Mê, Fernando Fubá, Kara Ariza e Miguel Magalhães, e das artes visuais, Antonio Karnewale.

O primeiro encontro, que também irá destacar o compartilhamento de saberes e experiências, acontece nesta quarta-feira, 17 de março, às 20h, pelo www.youtube.com/barracaoteatro, com a participação de todos os convidados. Para participar, basta acessar a página no horário da live, se inscrever e curtir o canal.

O diálogo entre duas linguagens artísticas diferentes: o teatro e o audiovisual é o tema de largada do projeto, que irá transcorrer ao longo do ano. “Em nossos trabalhos e pesquisas teatrais temos nos dedicado a transpor a linguagem expressiva de nossas criações para o audiovisual que, sendo a interface de comunicação possível neste momento, nos abre mais um campo de interação entre linguagens distintas: o teatro e o vídeo”, destacam os artistas do Barracão Teatro.

Pesquisa traz novos formatos para o futuro das artes cênicas

Na busca por novos formatos e junções, “nos deparamos com a questão do registro da cena teatral e da dificuldade de dar ao espectador do audiovisual a sensação de sua presença no ato cênico. Como registrar a ação teatral na linguagem audiovisual preservando esta relação sensorial para quem assistirá?”, questionam os artistas.

Para tentar encontrar os resultados do enfrentamento destas questões, o Barracão Teatro tem se aproximado de elementos e técnicas fílmicas que sirvam de suporte às próximas experimentações criativas.

O ponto de partida será a inclusão da câmera como o olhar da máscara que age ou reage à cena que presencia. “Utilizaremos as técnicas de filmagem em primeira pessoa, assim como POV (Point of View), além de outras para criarmos cenas com as máscaras a partir de temas atuais. A proposta é criarmos várias cenas curtas, cujo foco é a investigação técnica da sobreposição das linguagens fílmica e da máscara cênica”, afirma o elenco.

Todos os ensaios terão filmagens com câmeras de celulares dos envolvidos no projeto para a realização dos seis relatórios audiovisuais, chamados aberturas de processos, para o acompanhamento de toda a atividade realizada, nas redes sociais do Barracão Teatro e dos artistas integrantes desta pesquisa.

O resultado da pesquisa terá um único vídeo, contendo os passos da pesquisa e sua conclusão, isto é, uma cena curta em audiovisual, construída com a teatralidade de máscaras inteiras expressivas, sem palavras, filmada e editada com assessoria de especialistas em audiovisual, para ser exibida em plataformas de streaming.

Barracão Teatro

O Barracão Teatro é um espaço de investigação, criação e apresentação cênica, formado em 1998, por Esio Magalhães e Tiche Vianna.

Ao longo dos anos o grupo agregou artistas, que se mantém em parceria, por meio de projetos variados, até hoje. Esta característica permite ao Barracão Teatro manter a maioria de seus espetáculos em repertório com seu elenco original.

A característica fundamental de seus trabalhos é o teatro popular com base na máscara teatral, no palhaço, na commedia dell’arte, na improvisação e no aprofundamento da atuação como veículo de expressão cênica.

Conta atualmente com diversos espetáculos em seu repertório, com os quais circula por muitas regiões do Brasil e cidades do exterior. Realiza também cursos intensivos, sempre em fevereiro, com artistas provenientes de diversas regiões do Brasil e de outros países.

O Barracão Teatro é um grupo nômade. Sua vocação é difundir a arte teatral por diversos e diferentes territórios do país e seu objetivo é compartilhar a experimentação do teatro com o maior número de espectadores possível.

Encontro virtual
A TEATRALIDADE NO AUDIOVISUAL
O diálogo entre duas linguagens artísticas diferentes: o teatro e o audiovisual
Data: 17 de março
Horário: 20 horas
Acesso pelo youtube: www.youtube.com/barracaoteatro
Projeto: Do Mascaramento ao MasCameramento, contemplado pelo Programa de Apoio Cultural Expresso Lei Aldir Blanc Eixo Premiação Teatro no estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Comentários