Agito em casa com os pequenos





Confira dicas para vestir a criançada de forma confortável e descontraída para curtir o Carnaval em família e com alegria

O Carnaval é uma das festividades mais antigas da humanidade. Acredita-se que ele tenha origem em festivais primitivos. Porém, a origem oficial é na Idade Média, quando a Igreja decidiu incorporar as antigas celebrações ao seu calendário e o carnaval então passou a corresponder aos últimos dias antes da Quaresma. A festa se popularizou e se tornou tradição no Brasil. Porém, nesse ano as comemorações não serão da mesma forma,  devido à pandemia do novo coronavírus.  

Apesar de muitos prefeitos e governadores terem cancelado o ponto facultativo da data, muitas escolas mantiveram a suspensão das aulas no período. Assim, uma maneira de entreter as crianças e adolescentes é promover um Carnaval em casa, com música e brincadeiras em família. E isso tudo pode ser feito sem gastar muito com o figurino. Mesmo em um cenário tão diferente, o comércio não deixou de se movimentar para atender a pedidos para a data, roupas com muita cor, estampas de personagens de desenhos animados e filmes e as florais continuam em alta. Uma das novidades para este ano é o macacão.  

“Camisetas com personagens infantis e super-heróis são uma boa pedida”, destaca a empresária Ronilva Maria dos Santos, da loja Niña e Niños, no Shopping Estação Goiânia. Ela vende roupas infanto-juvenis para ambos os sexos e sugere peças que possam ser aproveitadas posteriormente. “As blusas com personagens de desenhos servem para brincar, como uma fantasia no Carnaval, e depois podem ser usadas no dia a dia também”, destaca. 

Ronilva sugere roupas leves, como camisetas cavadas, peças de malha e algodão. “Para os meninos as bermudas podem ser de tactel ou de brim. Além dos personagens, estampas no geral também trazem alegria e peças floridas para as meninas”, sugere a lojista, que mudou recentemente de local dentro do Shopping Estação Goiânia e agora está na Rua D02.  

Cor e conforto
A comerciante Stephanie de Pina concorda com a colega. Em sua loja, a Dona Mocinha, também localizada no Shopping Estação Goiânia, ela vende apenas roupas para meninas, de 1 a 12 anos. “Adquiri várias peças com estampas coloridas justamente pensando no Carnaval das crianças. Tenho também um vestido com pomponzinho nas mangas que dá para brincar, pular e fazer a folia em casa”, salienta. 

Stephanie dá uma dica para os pais. “O que mais vendo são conjuntos, pois dá para combinar as peças separadas com outras que a criança já tenha em casa”, conta. Para o Carnaval ela também aposta em materiais que permitam os pequenos brincarem. “Roupas leves, de tecidos como algodão, viscose, crepe acetinado”, destaca a lojista, que revela ainda que uma tendência do momento são os macacões. “Até pouco tempo não tinham muita saída para crianças”.

Comentários