Pesquisa aponta ainda que a profissão de Analista de Social Media e Comunidades será a mais requisitada, seguida por Analista de Inbound e Programador Web
A pesquisa "Perspectivas para o Mercado Digital" apontou que as
grandes apostas de canais para 2021 serão Spotify e TikTok. Realizado pela mLabs, plataforma online de gestão de redes
sociais para pequenos negócios, o levantamento mostra os dois apps empatados
com 28% dos votos. Ano passado o TikTok também estava em primeiro lugar (26%) e
o Spotify em segundo (21%). A grande variedade de podcasts impulsionou o
crescimento do Spotify como um grande canal de negócios.
"A
quarentena acelerou a adoção de estratégias digitais, principalmente para os
pequenos negócios. Eles iniciam sua presença nas redes sociais e é por isso que
a profissão de analista de social media está em alta, assim como o
monitoramento das redes sociais e social ads se tornaram ainda mais
relevantes", avalia Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs.
Realizada
com 2.392 profissionais que tomam decisões dentro de agências e empresas, a
pesquisa aponta o Telegram na segunda posição (22%) das grandes apostas. O
levantamento também indica que a profissão de Analista de Social Media e
Comunidades (75%) será a mais requisitada no próximo ano pelas agências de
comunicação e empresas. Na segunda e terceira posição, respectivamente,
estão Analista de Inbound (64%) e Programador Web (61%).
Quanto
aos canais que devem receber mais atenção e esforço das agências e empresas, a
pesquisa mostra que o Instagram (96%), o Whatsapp (88%) e o Facebook (83%)
seguem na liderança, o que reforça a força e relevância de cada um deles.
"Os canais de performance comprovadas geram segurança para as empresas do
ecossistema digital. O retorno em publicidade nestes apps é praticamente
garantido, o engajamento é alto a um custo acessível", explica Kiso.
Nas
três primeiras colocações em investimento em tecnologia para 2021, o
Monitoramento de Redes Sociais (86%) aparece em primeiro lugar, seguido por
Automação de Marketing (77%) e SAC Social/ Social CRM (71%). "Ano passado,
o Monitoramento de Redes também estava em primeiro lugar, AI em
segundo e Apps mobile em terceiro. Este ano ficou mais claro para os decisores
que é a hora de entender de uma vez por todas como performar usando ferramentas
de automação e social CRM, antes mesmo de olhar para AI nativamente",
avalia Kiso.
Quando
o tema é estratégias, os investimentos serão centrados em Social Ads (85%), SEO
(81%) e Links Patrocinados (81%). Ano passado, SEO estava em primeiro lugar
(69%), Branded Content em segundo (67%) e Social Ads em terceiro (60%). A
mudança no ranking este ano mostra a necessidade mais latente de vender,
principalmente através das redes sociais. "Fica claro também a barreira que
muitos tinham em usar Social Ads, mantendo-se mais no alcance orgânico. Agora
não tem jeito, tem que usar. O alcance orgânico morreu", explica Kiso.
A
pandemia da Covid-19 também mudou hábitos e aponta tendências para as práticas
de negócios. Os Webmeeting e as reuniões online (91%) ficam na primeira posição
do ranking, seguidos pelos treinamentos online (88%) e pelos webinars e eventos
online (86%).
Para
conhecer a íntegra da pesquisa, clique
aqui
Comentários
Postar um comentário