Projeto de capacitação apoia o trabalho de professores de 1.065 escolas da rede pública em Santa Catarina

Parceria entre Instituto iungo e Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina já atingiram mais de 3,2 mil profissionais da educação da rede estadual catarinense

O Instituto iungo e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) firmaram parceria para contribuir com a formação e o trabalho de gestores escolares das 1.065 escolas da rede de ensino catarinense, incluindo os professores das 120 escolas de Novo Ensino Médio (NEM) no estado.

O projeto teve como ponto de partida o desenvolvimento profissional dos educadores para o enfrentamento às mudanças e desafios que têm se apresentado à educação, durante a pandemia do COVID-19. As atividades de formação, realizadas entre maio e julho, envolveram mais de 3.200 profissionais, como professores, gestores escolares e gestores regionais, abordando temáticas como Gestão Pedagógica, Projetos de Vida e Integração Curricular; e aconteceram de modo 100% online, em webconferências, orientações de estudos, planejamento individual e coletivo, atividades práticas e outros formatos.

No segundo semestre de 2020, o trabalho conjunto entre iungo e SED-SC está voltado à formação de 363 professores e gestores das 120 escolas-piloto do Novo Ensino Médio,   para que eles realizem a concepção colaborativa de 25 Componentes Curriculares Eletivos, que serão vivenciados por cerca de 20 mil alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio em 2021.

As atividades, mediadas por especialistas das duas instituições, têm o objetivo de apoiar os Grupos de Trabalho de educadores das várias Áreas de Conhecimento no processo de idealização e sistematização das propostas. Este trabalho resultará na construção de dois portfólios: um voltado aos educadores da rede de ensino e outro aos estudantes, com a intenção de favorecer as suas escolhas no momento da matrícula para o próximo ano letivo.

“A parceria entre iungo e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina é potente porque está focada em fortalecer o trabalho que professores e gestores das escolas já realizam. A formação tem o propósito de desafiá-los a colaborar mais intensamente, partilhando repertórios, acessando novos conhecimentos, identificando e resolvendo problemas de modo colaborativo, construindo caminhos para promover o desenvolvimento integral dos estudantes”, diz Paulo Andrade, Diretor de Educação do Instituto iungo.

A Gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da SED-SC, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, ressalta que a perspectiva colaborativa no planejamento e na implementação das atividades educacionais realizadas ao longo deste ano, revelaram o grande diferencial na parceria estabelecida entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto iungo. “Alinhamos propósitos, somamos esforços, qualificamos processos e produzimos projetos pedagógicos com potencial transformador na educação de nosso Estado, refletindo o compromisso comum de produzir uma educação aderente aos pressupostos do Novo Ensino Médio e às juventudes que a protagonizam”, finaliza.

Comentários