Plataforma on-line reúne propostas de crianças para um futuro melhor

Estudantes dos Colégios Maristas de São Paulo, Goiás, Brasília, Santa Catarina e Paraná criam projetos para melhorar a soiedade em que vivem

Agora, mais do que nunca, a humanidade anda se perguntando: O que vai ser do futuro? Milhares de estudantes, com idades entre 6 a 11 anos, de 12 cidades diferentes, chegaram às mais diferentes soluções para responder a essa questão, visando contribuir para um mundo melhor. Para essas crianças, um futuro melhor deve ser construído com solidariedade, diálogo, espírito de família, colaboração e humanidade.

Ao longo do ano, os alunos debateram e montaram projetos com foco no futuro que gostariam de ter. Os resultados foram compartilhados durante o 3º Fórum com Crianças, evento on-line promovido pelos Colégios Maristas, que ocorreu ao final do mês de outubro envolvendo participantes de quatro estados diferentes e Distrito Federal. O objetivo foi partilhar os diferentes projetos de intervenção com soluções e recursos em prol das comunidades nas quais essas crianças estão inseridas. Entre as soluções propostas e realizadas estão incluídas atividades que abordam solidariedade, sustentabilidade e atitudes positivas, como mensagens de apoio a profissionais da saúde, campanhas de conscientização e arrecadação de mantimentos, entre outras.

 
Em Santa Catarina, crianças fizeram cartas de apoio aos profissionais da saúde

Além do fórum, uma plataforma on-line foi criada para registrar os projetos com maior visibilidade construídos pelos alunos. Ela pode ser visitada por meio do link: https://maristalab.com.br/o-futuro-que-queremos/.

No portal, os projetos estão separados por categorias como Colaboração, Diálogo, Espírito de Família, Solidariedade, Proximidade e Simplicidade e também foi construído um espaço especial em que os internautas podem compartilhar qual o futuro que desejam.

Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais dos Colégios Maristas, Tiago Franceschini da Rosa, ao refletir sobre um futuro melhor as crianças compreendem sobre a necessidade do diálogo e do protagonismo. “Com isso, percebem que existem necessidades humanas e sociais em todas as realidades, tornando-se empáticas e proativas na busca por caminhos que auxiliem a resolução de problemas do seu cotidiano”, afirma.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários