Prorrogado até o dia 7 de dezembro, edital busca promover a inclusão financeira, conectando ideias inovadoras do mercado a microempreendedores de todo o país
Segundo o Portal do Empreendedor, do governo federal, o Brasil ultrapassou
em 2020 a marca de 11 milhões de microempresas registradas no Simples Nacional.
Esses empreendedores são parte importante da economia do país e estão entre os
mais afetados pela crise econômica. Nesse período, um dos grandes desafios
enfrentados pelos microempreendedores tem sido a falta de acesso a serviços
financeiros, como crédito, poupança e transações. Uma pesquisa realizada pelo
Instituto Locomotiva em 2019 mostrou que um em cada três brasileiros com mais
de 16 anos não possui conta em banco e que, destes, 86% pertencem às classes C,
D e E.
Para promover a inclusão financeira e a digitalização desses pequenos
negócios, uma parceria entre o Center
for Inclusive Growth (CCI), iniciativa da MasterCard para o crescimento inclusivo,
e a Aliança Empreendedora, organização que auxilia empreendedores de
comunidade, pretende servir como ponte entre startups do
setor financeiro que tenham soluções inovadoras e microempreendedores que
possam se beneficiar de serviços mais simples e acessíveis.
O edital idealizado pelas instituições acaba de ser prorrogado até o dia 7
de dezembro, aceitando inscrições de “fintechs” que tenham ideias que
possibilitem democratizar o acesso fácil e seguro ao crédito; a criação de
conta bancária sem burocracia e com baixo custo; o recebimento de pagamentos
digitais; ou a digitalização dos processos de gestão financeira de
microempreendedores. As inscrições podem ser feitas no site evento.
A instituição selecionada no edital terá acesso a um aporte de até R$ 40 mil
e consultoria para a adaptação dessa solução para o público-alvo do edital. A ideia
será testada por microempreendedores cadastrados na base Aliança Empreendedora
com diferentes perfis.
Segundo Luz Gomez, diretora do Center for Inclusive Growth da Mastercard,
soluções pensadas especificamente para a realidade dos microempreendedores são
fundamentais para a recuperação econômica do país. “Incluir micro e nano
empreendedores no mercado digital, entendendo quais são suas prioridades e
necessidades, significa alimentar todo um ecossistema de negócios locais, que
são responsáveis pela renda de milhões de famílias e carregam um grande
potencial”, explica Luz.
Camila Reis, coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, acredita que
o mercado das fintechs e startups podem ser parceiros também na educação
financeira dos microempreendedores. “A pandemia acelerou a digitalização do
mercado e impôs diversos desafios às microempresas. Por isso é ainda mais
importante neste momento empoderarmos empreendedores com ferramentas inovadoras
que auxiliem a traçar as estratégias que vão possibilitar que seus negócios
sobrevivam e cresçam.”
Serviço:
Edital para empresas e organizações que tenham solução digital financeira
para micro e nano empreendedores
Prazo para inscrições: até 7 de dezembro
Mais informações: evento.
Sobre a Aliança
Empreendedora
Desde 2005, a Aliança Empreendedora sabe que todas e todos os brasileiros
podem empreender por meio de relações justas, e acredita no empreendedorismo
como forma de transformar o Brasil. Para isso, capacita e apoia gratuitamente
microempreendedores formais e informais em regiões do interior, comunidades e
periferias de todo Brasil, co-criando protagonismo econômico e social, em
parceria com empresas, governos, organizações sociais e interessados na causa.
Está presente em todos os Estados brasileiros e já concretizou 271 projetos,
treinou 134 organizações e apoiou mais de 100 mil empreendedores. Para mais
informações, acesse: aliancaempreendedora.
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