Transformação digital: Valmet vence Prêmio Aberje na categoria Mídia Digital

Com o case sobre o papel dos meios digitais na transformação cultural, multinacional finlandesa foi reconhecida pelo trabalho de comunicação sobre os avanços tecnológicos

No fim de outubro, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) divulgou os resultados do prêmio Aberje. A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologia e automação para o setor de papel, celulose e energia, foi a campeã da região Sul na categoria Mídia Digital, com o case “Transformação Digital: o papel dos meios digitais na transformação cultural”. O prêmio, que está na 46ª edição, permanece acompanhando as mudanças e melhores práticas de comunicação corporativa das empresas e instituições, divulgará os vencedores nacionais em novembro. 

No case, a Valmet aborda a transformação cultural da empresa a partir da implementação de uma comunicação assíncrona e virtual para garantir a produtividade entre colaboradores e com os clientes. Antes mesmo do início da pandemia do novo coronavírus, a companhia se preparava para esse ambiente digital, com diversas possibilidades oferecidas com as soluções de Internet Industrial, que envolvem desde monitoramento e suporte remoto, portal colaborativo, acesso remoto até aplicativo para análise em campo.

Com o início da pandemia, o processo de digitalização foi acelerado com a criação de um programa que contou com etapas de disseminação de conceito, cascateamento e treinamento, além das ações de adaptação para canais digitais. O momento provocou a mudança e uma barreira cultural foi superada, uma vez que a multinacional finlandesa é composta por profissionais da geração Baby Boomers e X, em sua maioria. 

Para o gerente de Estratégia, Qualidade e Marketing (SQM) da Valmet na América do Sul, Pedro Ferraz Paciornik, “um processo de mudança cultural não acontece da noite para o dia e, normalmente, depende de muitos fatores diferentes. O momento tecnológico da Valmet, somado ao contexto imposto pela pandemia, apresentou uma oportunidade única que não poderia ser desperdiçada. Com muito foco, planejamento e empenho demos largos passos em direção a uma comunicação mais eficiente, plural, inclusiva e assíncrona. Rompemos várias barreiras e chegamos a um patamar onde a mudança cultural é perceptível. Mas a jornada deve ser constante e nossa ideia não é parar por aqui, e sim continuar evoluindo e se transformando”, destaca.

 

Comentários