Shopping Estação completa 23 anos: relembre alguns fatos curiosos


A cultura marca a história do shopping que comemora 23 anos

Em novembro, o Shopping Estação comemora 23 anos. Durante esse período muitas coisas aconteceram. Relembre fatos históricos e atuais do shopping que faz parte da vida de muitas famílias curitibanas.

Estação Ferroviária

O Shopping Estação surgiu a partir de uma estação férrea e preserva o local até hoje.  Ela foi construída em 1885 e abriu um importante canal de desenvolvimento econômico e social para a capital da província do Paraná. A arquitetura da estação tem como inspiração os modelos italianos: térrea, com linhas simples, três portas para acesso dos passageiros e um relógio no alto da fachada. Até hoje a fachada é preservada exatamente como era antigamente, além de abrigar um trem de verdade.

Museu

Toda a história da primeira estação férrea e do desenvolvimento da ferrovia no estado está preservada no Museu Ferroviário, que é o único museu dentro de um shopping da capital. Os visitantes podem conferir as duas locomotivas a vapor originais, uma delas a Maria Fumaça de 1917, um acervo com mais de 600 peças originais e réplicas de ferrovias, mobiliários e objetos como telégrafos, telefones, apitos, chapéus, relógio e sinos.

Teatro

A cultura também está presente através dos espaços teatrais. Desde a sua inauguração, o Shopping Estação tem uma vocação para o entretenimento. Atualmente é um dos poucos shoppings que conta com dois teatros: o Dr. Botica e o EBANX Regina Vogue. Ambos os espaços têm mais de 15 anos.

O Teatro Dr. Botica foi inaugurado em 2001 e foi especialmente projetado para difundir a arte de bonecos e de animações. Em 2005 o espaço EBANX Regina Vogue foi criado. Os dois espaços são considerados equipamentos culturais da cidade de Curitiba, sempre buscando conectar e trazer experiências incríveis para todos os espectadores.

Em 2014 o Shopping realizou a primeira edição do projeto “Faz de Conta”, que proporciona aos pequenos teatro, diversão e lazer. Atualmente as atrações estão sendo realizadas exclusivamente no formato online, nas redes sociais do Estação.

Turma da Mônica

Programação para família toda sempre foi uma marca do Estação. Quem não se lembra do Parque da Mônica, que fez a felicidade das crianças dos anos de 1990. Ele funcionou de 1998 a 2000 e tinha atrações como o Trem do Penadinho, Teatro, o Brinquedão, Laboratório do Franjinha, Bate-Pneu, Karaokê, o Informágica (jogos de video-game) e ainda as casas da Mônica, do Cascão, do Cebolinha, da Magali e Do Contra. E no ano passado os personagens voltaram ao shopping e participaram da estreia do filme Turma da Mônica Laços.

Lojas abertas há 20 anos

As crianças que frequentaram o Shopping nos anos 90 e que agora são adultas conseguem encontrar algumas lojas que estão em funcionamento desde a sua infância. Algumas operações como L’Avion, Bekos, Mc Donalds, Baummer e café da Esquina estão abertas há mais de 20 anos.

Para Henrique Goulart de Paula e Silva, gerente da Bekos o Shopping mudou bastante neste período. “Quando abrimos a loja, em 2000, tudo era aberto, não tinha a cobertura de vidro, e o local tinha como proposta proporcionar lazer para as famílias curitibanas. Nesses 20 anos presenciei o amadurecimento do Shopping. Hoje ele une lazer, entretenimento e compras”.

Pioneirismo

Foi o primeiro shopping da cidade a implantar a solução de armários inteligentes, o Locker. Além disso, o atendimento que digital ganhou mais força em 2020. Os clientes agora contam com um Assistente Virtual, a Cléo, vitrines virtuais temáticas no site do shopping e Delivery Center.

“A experiência digital do cliente ganhou força este ano. Não temos dúvidas de que é um comportamento que veio para ficar e por isso estamos adotando medidas para acelerar a transformação digital no shopping. Essa atitude faz com que iniciativas inéditas na cidade, como o Locker Estação, fossem colocadas em prática”, comenta Ronaldo Padilha, Superintendente do Shopping Estação.

 


A história do Shopping Estação faz parte da história de Curitiba e também de todas as pessoas que frequentaram ele nesses 23 anos. Como meio de estimular lembranças deste período o Estação preparou uma playlist com os principais sucessos de 1997 até hoje. Confira no link: https://open.spotify.com/playlist/45MWY8aAkdM3f91g6coASs?si=L90rX2tiSjKlqxPVA_Qupg 

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

 

Comentários