*Por Davi Sabetta
O
marketing digital hoje pode ser usado para qualquer coisa que você queira
vender ou destacar na internet. Funciona para música, negócios locais,
empresas, produtos, autônomos e profissionais de áreas variadas. Basicamente,
para tudo, principalmente se você souber embalar um produto e colocar as pessoas
certas para verem.
A
técnica consiste em deixar a coisa toda ainda mais apetitosa, para quem receber
essa informação, sentir uma enorme vontade de consumi-la. Então, se você tem
vários concorrentes, o que vai ganhar é o que tem mais apelo.
Por
exemplo, tem um milhão de pessoas em determinada cidade, só que dessas, quantas
estão interessadas naquele produto, serviço etc? Quantas estão procurando por
dia? Então, estamos falando sobre a arte de encontrar quem quer algo e entregar
para elas, e a melhor forma possível de visualizar tal produto ou oferta.
O
marketing digital conecta o consumidor a uma oferta irresistível. E dá pra
vender tudo, para todos. Já atuamos na divulgação e venda de diversos
e-commerces, mas o emocionante mesmo neste processo é embalar um curso online,
uma ideia com profissionais que tenham algo diferenciado transformando em
infoproduto. Seguindo essa linha, acertamos em produtos que viraram best sellers. Inclusive,
mesmo depois de quatro anos, está sempre entre o segundo ou terceiro lugar no
Hotmart, todos os dias.
Temos
que ser mestres sobre o cliente e por isso, quanto mais informação, mais eficaz
se dará essa comunicação, ou seja, a venda. Mas até isso virar realidade, muito
terá que ser percorrido afinal o marketing não acontece por sorte e sim
estratégia e apenas quando a gente estuda, e prepara respostas para confrontar
argumentos até relevantes, é que ocorre esse encantamento.
Tem
uma regra no marketing que é muito eficaz e quero compartilhar. Se você
conseguir explicar um determinado problema que o cliente traz, melhor que ele
mesmo, essa empresa prestadora de serviço vira autoridade na hora. Ele
simplesmente para e ouve. Só que, infelizmente, em todos os segmentos e
serviços, as pessoas falam as coisas de forma vaga, copiam e colam clichê que
há aos montes pela internet. Até olham o concorrente, buscam profissionais para
fazer um site, e aí esse contratante apenas “vê” o concorrente, mostra de exemplo,
e simplesmente copiam o mesmo tipo porque acham que está funcionando. No lugar
disso, é preciso estudar, ver o que está dando certo para ser autêntico e fazer
uma comunicação mais limpa, leve, e mais sincera e assim destacar os
diferenciais baseados em pesquisa, e não copi e cola.
Muitos
tem preguiça, o que é o caminho certo para falir um negócio. É preciso saber
todos os dados possíveis e reunir todas as informações, quem busca por um
serviço específico, e quem está querendo comprar um produto, vai passar por um
padrão. Por exemplo, uma empresa de telemarketing preparou um script para que
durante o atendimento os atendentes possam obter respostas para formular algo
melhor e, consequentemente, concretizar a venda. E isso é chamado de informação
sobre o cliente. Uma vez que essa dor é identificada, o empreendedor pode criar
uma resposta nova, colocar uma frase de efeito no site ou produzir um vídeo.
Adaptei
a linguagem de um brinquedo para que possamos também ter uma comunicação
efetiva com os pais, porque as mães apresentavam dúvida se iriam adquirir ou
não o produto. Coloquei um chat na página, o que ajudou a ter ainda mais
informação sobre o cliente. Levantando todas as objeções, é possível obter as
melhores respostas. Claro que o resultado foi positivo, e também conseguimos
mais vendas.
A
primeira coisa a fazer é listar as objeções do cliente (motivos pelos quais o
consumidor usa para não comprar o produto). Com certeza, dentro destas opções,
estarão itens como “é muito caro”, “não e pra mim”, “já tentei e não deu
certo”, “não tive resultado”, “já perdi dinheiro com isso”. Pontue também os
benefícios, divulgue foto de pessoas realizadas, satisfeitas e tenha uma
promoção acontecendo. Mostre há quanto tempo está no mercado, seus diferenciais
e histórico.
Além
de uma série de cuidados para concretizar a venda, é indicado realizar anúncios
em sites de busca, porque é lá que as pessoas vão procurar informações sobre o
que elas querem. É diferente das redes sociais, que você manda um anúncio para
quem não estava procurando aquilo. Mas no Google é automático e estar bem
posicionado lá é fundamental.
Certa
vez, orientei um proprietário de salão de estética a fazer o anúncio porque ele
não estava lá, diferente dos concorrentes. Então, ele me disse que tinha contratado
uma pessoa para desenvolver um site e me disse ‘Ah, eu tentei fazer com um
cara’, mas não tinha dado muito certo. Perguntei quais eram as métricas,
quantas pessoas ‘clicaram’ e ele não sabia me falar, estava totalmente perdido.
Essa é a falta de informação que tanto afeta o pequeno e microempresário. Como
contrata uma pessoa para fazer anúncio e ele não tem o retorno de quantas
pessoas acessaram a página dele, quantas mulheres procuraram o espaço, a partir
dos anúncios? Estava tudo bagunçado. Apontei algumas saídas e soluções, e se
aplicar vai quadriplicar o ganho, e acredite, são mudanças bestas.
Muitas
vezes o empresário é um bom gestor, mas não é um bom ‘marketeiro’.
O marketing envolve tudo isso, e o maior erro das pessoas é não se conectar, não
ter informações sobre esses detalhes.
*Davi Sabetta trabalha
com marketing e é especialista em marketing digital. Para mais informações,
acesse http://7dmarketing.com.br/
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