Apresentação híbrida da ópera Cavalleria Rusticana é atração dos Concertos Astra-Finamax

 


No dia 03 de outubro, às 20h30, com transmissão ao vivo pelo Facebook e canal do projeto no YouTube, a Orquestra GRU Sinfônica, sob comando do maestro Emiliano Patarra, e os corais Madrigal Vivace de Jundiaí e Vozes Paulistanas se unem aos solistas Tati Helene (Santuzza), Alan Faria (Turiddu), Vinícius Atique (Alfio), Thayana Roverso (Lola) e Juliana Taino (Mamma Lucia), para apresentarem uma dramática obra do realismo italiano. Envolta em paixões, traição e vinganças, a Ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, é o segundo espetáculo da temporada 2020-2021 dos Concertos Astra-Finamax.

A Cavalleria Rusticana é uma ópera dramática apresentada em 1 ato, composta em 1890, cujo texto foi retirado do drama escrito pelo novelista Giovanni Verga. A obra pertence à corrente dramático-musical do verismo italiano, que incorpora à obra os dramas e emoções dos protagonistas.

Por conta da pandemia, seguindo os Protocolos de Segurança Sanitária para a Prática Musical em ambiente público, a ópera que já estava prevista na programação dos Concertos Astra- Finamax deste ano, ganhará uma apresentação inovadora. De forma híbrida, a orquestra e os solistas se apresentarão no Palco Digital ao vivo e os coros serão gravados e inseridos na apresentação no formato de coro digital.

De acordo com Vastí Atique, regente e produtora cultural do projeto, este será um grande concerto que pretende emocionar o público internauta. “A expectativa é enorme. Além do trabalho musical da orquestra, solistas e coro, uma equipe técnica está responsável para levar até o nosso público o melhor resultado!”

A 23ª temporada dos Concertos Astra-Finamax conta com a produção da Atique & Atique Produções Culturais e com o patrocínio das empresas Astra e Finamax.

Palestra educativa

Além da transmissão ao vivo do concerto, o público pode conferir também uma palestra on- line ministrada pelo próprio maestro Emiliano Patarra, especialista em ópera, para conhecer mais sobre o tema da obra. O material, disponibilizado inicialmente para os professores das redes municipal e estadual de ensino de Jundiaí, estará disponível no canal dos Concertos Astra-Finamax no YouTube.

Inclusão social

As apresentações dos Concertos Astra-Finamax contam com tradução em libras, inclusive da palestra, e áudio book do programa, que é disponibilizado no site do projeto, na véspera dos espetáculos.

Doações

Durante a apresentação virtual, o público poderá fazer doações através de um QR Code que aparecerá na tela. Os valores arrecadados serão revertidos à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, instituições localizadas em Jundiaí (SP) que são beneficiadas com a venda de ingressos dos espetáculos presenciais.

 

Comentários