Especialistas
em educação têm apontado a inteligência artificial como tecnologia-chave para
levar inovação ao ambiente escolar.
Nesse contexto, o learning analytics ocupa
o primeiro plano entre as ferramentas tecnológicas pelo potencial de gerar
informações essenciais a um salto qualitativo na aprendizagem do estudante. Nas
mãos de alunos, professores, gestores e família, os dados trazem transparência
e diálogo ao ambiente escolar; produzem, também, evidências de aprendizado para
avaliações de novas competências demandadas, inclusive, pela Base Nacional
Comum Curricular (BNCC).
Para debater o tema e apresentar a experiência
pioneira da Geekie – empresa referência internacional em educação com apoio da
inovação – Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford,
apresentará a palestra Learning
Analytics para planos de estudos personalizados e otimização da aprendizagem de
estudantes na próxima terça-feira, 4 de agosto, às 17h30. O
bate-papo online integra a programação oficial do SUMMIT TECH.
Segundo
Sassaki, learning analytics é
um termo usado para se referir ao processo realizado para encontrar e analisar
padrões em grandes conjuntos de dados de modo a permitir a criação de modelos e
predições. A tradução literal – análises de aprendizagem –, ajuda a compreender
a aplicação prática: a partir de uma prova elaborada nos moldes do Exame
Nacional do Ensino Médio, é possível obter uma série de dados sobre como o
estudante respondeu o conjunto de questões.
Os dados de vários estudantes
juntos, ao serem submetidos a uma análise, apresentam evidências se eles
realmente aprenderam algo ao longo da avaliação, se chutaram (responderam ao
acaso) a maior parte das questões de forma aleatória ou se apresentou queda em
seu desempenho ao longo do tempo da prova. Esses dados são reunidos para
alimentar um algoritmo – um código programado em uma máquina, de forma simplificada
e superficial –, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que
é uma modelagem estatística, empregada no cálculo da nota do Enem, que
permite estimar a proficiência de um aluno e compará-la entre avaliações
diferentes.
“A
Geekie tem uma visão muito peculiar sobre o tema. Acreditamos que os dados são
ponto de partida para diálogos e reflexões; eles embasam decisões pedagógicas
que garantem o alcance das expectativas de aprendizagem definidas. Isso
acontece de forma transversal entre estudantes e famílias – que acompanham o
desenvolvimento individual e da equipe docente. A análise de dados e a
tomada de decisão com base em evidências é um dos pilares da visão pedagógica
defendida pela Geekie. Com o Geekie
One – a solução de aprendizagem mais completa da empresa –, as
avaliações se tornam instrumentos de coleta de evidências de dados sobre a
aprendizagem e, acima de tudo, para a corresponsabilidade”, afirma o executivo.
Mais informações sobre o evento online: www.b2wsummit.com
Comentários
Postar um comentário