Claudio Sassaki debate "learning analytics para planos de estudos personalizados" no SUMMIT TECH



Especialistas em educação têm apontado a inteligência artificial como tecnologia-chave para levar inovação ao ambiente escolar. 

Nesse contexto, o learning analytics ocupa o primeiro plano entre as ferramentas tecnológicas pelo potencial de gerar informações essenciais a um salto qualitativo na aprendizagem do estudante. Nas mãos de alunos, professores, gestores e família, os dados trazem transparência e diálogo ao ambiente escolar; produzem, também, evidências de aprendizado para avaliações de novas competências demandadas, inclusive, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Para debater o tema e apresentar a experiência pioneira da Geekie – empresa referência internacional em educação com apoio da inovação – Claudio Sassaki, mestre em Educação pela Universidade de Stanford, apresentará a palestra Learning Analytics para planos de estudos personalizados e otimização da aprendizagem de estudantes na próxima terça-feira, 4 de agosto, às 17h30. O bate-papo online integra a programação oficial do SUMMIT TECH.

Segundo Sassaki, learning analytics é um termo usado para se referir ao processo realizado para encontrar e analisar padrões em grandes conjuntos de dados de modo a permitir a criação de modelos e predições. A tradução literal – análises de aprendizagem –, ajuda a compreender a aplicação prática: a partir de uma prova elaborada nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio, é possível obter uma série de dados sobre como o estudante respondeu o conjunto de questões. 

Os dados de vários estudantes juntos, ao serem submetidos a uma análise, apresentam evidências se eles realmente aprenderam algo ao longo da avaliação, se chutaram (responderam ao acaso) a maior parte das questões de forma aleatória ou se apresentou queda em seu desempenho ao longo do tempo da prova. Esses dados são reunidos para alimentar um algoritmo – um código programado em uma máquina, de forma simplificada e superficial –, baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é uma modelagem estatística, empregada no cálculo da nota do Enem, que permite estimar a proficiência de um aluno e compará-la entre avaliações diferentes.

“A Geekie tem uma visão muito peculiar sobre o tema. Acreditamos que os dados são ponto de partida para diálogos e reflexões; eles embasam decisões pedagógicas que garantem o alcance das expectativas de aprendizagem definidas. Isso acontece de forma transversal entre estudantes e famílias – que acompanham o desenvolvimento individual e da equipe docente.  A análise de dados e a tomada de decisão com base em evidências é um dos pilares da visão pedagógica defendida pela Geekie. Com o Geekie One – a solução de aprendizagem mais completa da empresa –, as avaliações se tornam instrumentos de coleta de evidências de dados sobre a aprendizagem e, acima de tudo, para a corresponsabilidade”, afirma o executivo.

Mais informações sobre o evento online: www.b2wsummit.com

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