Artista brasileiro expõe na SP-Arte Viewing Room

Marcelo Kovalev tem três obras em sua estreia na principal exposição de arte da América Latina, entre 24 e 30 de agosto.

O artista Marcelo Kovalev, estará presente na SP-Arte Viewing Room, maior feira de arte da América Latina, marcada entre 24 e 30 de agosto. A Sérgio Gonçalves Galeria, representante do artista, é a responsável pelo debut de Kovalev no evento que, em 2020, será realizado em ambiente virtual. Por meio da curadoria de Gonçalves, Kovalev vai expor três de suas obras na plataforma digital, em que o público poderá interagir e acompanhar de perto.

Com ambiente intuitivo, os visitantes poderão ler, ouvir e assistir a curiosidades sobre os artistas e as obras exibidas na SP-Arte Viewing Room. Feiras e mostras artística em ambientes virtuais são um desafio, ainda mais em um evento tão esperado como a SP-Arte, anualmente.

“Eu acredito que o formato deve continuar mesmo quando as medidas de distanciamento social cessarem. Não substitui a feira presencial, mas, desse modo, colecionadores e admiradores da arte moderna e contemporânea poderão ter acesso ao evento de qualquer lugar do mundo”, explica Kovalev.

Abaixo, confira mais sobre as obras do artista, apresentadas pela Sérgio Gonçalves Galeria na SP-Arte Viewing Room:

From Russia With Love

 A peça em fine art representa um protesto de modo pacífico do artista. Com a obra, Kovalev expressa as ocasiões em que já presenciou racismo ou algum tipo de preconceito, na Rússia, em relação às pessoas de cor preta.

“Na série, trago uma mulher de cor preta utilizando um majestoso elemento russo chamado kokoshnik. A peça foi muito utilizada pelas moças da realeza russa, como a princesa Tatiana Romanova”, explica Kovalev.

Nothing is gonna be the new black

Neste trabalho, o artista contemporâneo deseja fazer um trocadilho com os ditados populares de moda, como “o vermelho será o novo preto” ou “o dourado será o novo preto”. Kovalev quis ir contra essa ideia, expressando, com a obra, que nada será o novo preto.

“Além disso, retrato elementos e vestes da realeza sendo utilizados por mulher de cor preta”, ressalta o autor.

Inoffensive

Esta série retrata as características peculiares do albinismo de um modo neutro e minimalista. “Busquei trazer uma certa leveza para a peça, ao mesmo tempo que representa uma imponência, destacando essas características”, explica Kovalev.

Trabalho

Com seu trabalho começando a alcançar um reconhecimento, Kovalev tem suas obras expostas na Europa e nos Estados Unidos. Por aqui, além de já estar nos dois principais polos de arte do país, São Paulo e Rio de Janeiro, cidades como João Pessoa (PB), Curitiba (PR) e Balneário Camboriú (SC) concentram mostras com quadros do artista. Para a SP-Arte Viewing Room, Kovalev irá expor trabalhos em fine art, marcados por rostos femininos, carregados de expressão e significado.

Sobre a digitalização de eventos de arte, o artista considera a característica já pertencente ao seu trabalho. “Procuro estar próximo do meu público por meio de redes sociais, onde divulgo as minhas obras e construção criativa. Com a pandemia, intensifiquei esse processo, além de trabalhar em criações inéditas de óleo sobre tela. As peças devem ser lançadas nas próximas feiras e exposições em que estarei presente”, explica.

A SP-Arte Viewing Room pode ser acessada pelo site www.sp-arte.com a partir das 9h de 24 de agosto (segunda-feira). Para ter acesso à interação na feira é preciso realizar um cadastro na plataforma.

Sobre o artista

Marcelo Kovalev assina seu trabalho há pouco menos de 2 anos e tem conseguido ganhar destaque no mercado da arte. Ele procura desenvolver técnicas próprias para a produção de suas obras, como a intervenção digital.

 Sobre a galeria

 Idealizada pelo diretor que dá nome ao espaço, a Sérgio Gonçalves Galeria tem espaço localizado no Rio de Janeiro, Capital, desde 2012, e, a partir de 2017 marca presença, também, em São Paulo. Reúne artistas de diferentes mídias e suportes, na busca por promover novas discussões sobre o universo da criação artística contemporânea.


Comentários