Grupo de palhaços e palhaças profissionais realiza videochamadas com pacientes internados por Covid-19


Ação desenvolvida pela Trupe da Saúde é realizada na ala Covid do Hospital Cruz Vermelha

Em resposta ao isolamento social causado pelo novo Coronavírus, a Trupe da Saúde, grupo de palhaçaria profissional que atua há 20 anos em ambientes hospitalares, adaptou as visitas antes realizadas presencialmente para o meio digital. Nas últimas semanas, a iniciativa se focou ainda mais no público que foi contaminado pela doença. O grupo iniciou uma agenda de conversas com pacientes de Covid-19, proporcionando mais conforto a quem não pode receber visitas nem ser acompanhado durante o tratamento da infecção viral. O Hospital Cruz Vermelha é o primeiro a receber a ação, que tem início nesta quarta-feira (01).

Nas videochamadas, duas palhaças ou palhaços se reúnem para conversar, entreter e dar apoio aos pacientes. Os encontros acontecem por meio de um tablet, fornecido ao hospital pela Trupe. “Mesmo à distância, nós estamos conseguindo nos fazer presentes e conversar com eles, a interação foi e está sendo muito boa”, fala Hique Veiga, coordenador artístico da Trupe. A equipe conta com a ajuda de uma voluntária que leva o tablet de paciente em paciente. No setor de tratamento da Covid-19, uma enfermeira cumpre a função. A ideia surgiu justamente por ser o setor mais isolado do hospital. “Os pacientes não podem levar acompanhantes nem receber visitas. O contato com os profissionais da saúde são provavelmente uma das únicas interações sociais das pessoas que estão internadas”, conta.


Apoio na recuperação

As visitas são realizadas em parceria com o coordenador de saúde mental da Cruz Vermelha, Leonardo Fortunato, e estudantes voluntários do curso de psicologia. Todos os pacientes que recebem as visitas virtuais passam por uma avaliação logo após o encontro e os resultados são positivos. “Atualmente, o ambiente hospitalar ganhou uma atmosfera de muito medo, mas quando avaliamos os pacientes após as visitas da Trupe, foi possível notar que eles estão menos ansiosos e ganharam mais ânimo”, explica o psicólogo.

A atriz Má Ribeiro, a palhaça Iva Lourença, participou das primeiras visitas por videoconferência e conta que a experiência, além de emocionante, ganhou novas ferramentas e olhares. "A Trupe ainda mantém seus focos de trabalho anteriores como improvisação, o jogo, a música, relação com a dupla e com o espaço, mas agregamos a relação com as tecnologias, de como brincar com a câmera, por exemplo. Até os problemas técnicos e as palavras não entendidas são parte disso tudo", conta.

Afastados dos hospitais desde março, a equipe vem buscando novos caminhos para se conectar com seu público, desde a realização de lives quinzenais até a estreia do primeiro podcast de palhaçaria hospitalar. Para saber mais sobre a Trupe da Saúde, acesse o site.

Comentários