Composição de Bach na programação virtual do Ônibus da Cultura


Já pode ser assistido nas redes sociais o oitavo vídeo da orquestra feminina Ladies Ensemble gravado para o projeto Ônibus da Cultura. Elas interpretam a “Ária da Quarta Corda” de Bach, também conhecida como “Ária na Corda Sol”, peça do século XVIII. A apresentação pode ser conferida nas redes sociais: Instagram e Facebook do Ônibus da Cultura (@onibusdacultura) e YouTube do Solar do Rosário (@solardorosario).

A gravação foi feita com cada uma das integrantes tocando de sua casa, em contato pela internet. Desde o início da pandemia, o Ônibus da Cultura vem lançando material inédito nas redes sociais.

“Um dos objetivos do Ônibus da Cultura é a formação de plateia, por isso Bach é essencial”, comenta Fabiola Bach Akel, fundadora da Ladies Ensemble, orquestra formada exclusivamente por mulheres. “Bach foi um dos maiores gênios da música, inspiração e fonte de estudo para todos os que vieram depois”. Johann Sebastian Bach nasceu em 1685 na cidade de Eisenach, na Alemanha. Ainda em vida, foi considerado o maior virtuoso da sua geração e especialista na construção de órgãos. Além de compositor, atuou também como regente, cravista, professor, violinista e violista. Foi considerado o maior nome da música barroca e chamado de “Pai da Música”, sendo estudado por nomes como Mozart e Beethoven.

A “Ária da Quarta Corda” é uma adaptação feita de sua “Suíte n.º 3 para Orquestra”, por August Wilhelmj no século XIX. O segundo movimento da obra teve o tom alterado de Ré para Dó, permitindo que toda a melodia fosse tocada na quarta corda. A adaptação se tornou muito popular. “Até hoje, tocar Bach é um desafio, o músico precisa estar em plena forma técnica para conseguir executar com precisão”, afirma Fabiola.

O Ônibus da Cultura é um projeto idealizado pelo Solar do Rosário, espaço cultural privado de Curitiba. Conta com dois veículos adaptados – Ônibus Palco e Ônibus Museu – que levam cultura para os bairros da cidade. Com a pandemia, suas atividades presenciais foram suspensas, mas o projeto continua produzindo material para a web. O Ônibus da Cultura tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Serviço: Ônibus da Cultura na Quarentena
Instagram: @onibusdacultura
Facebook: @onibusdacultura
YouTube: www.youtube.com/watch?v=xjQEdCgooDg

Comentários