Os efeitos da pandemia entre os jovens



Com a mudança de rotina, é preciso adaptar os momentos de estudo e as decisões sobre o futuro.

As rotinas de todos foram fortemente modificadas com a chegada da pandemia do novo coronavírus (covid-19), mas um grupo específico tem sido impactado de uma maneira diferente. Os jovens entre 15 e 17 anos, costumam usar essa época da vida para se dedicar aos estudos e tomar decisões a vida, mas o cenário de incertezas vem influenciando a forma como eles veem o mundo e o futuro.

Uma pesquisa do instituto YoungMinds, organização não-governamental pela saúde mental dos jovens, mostrou que mesmo com a compreensão da necessidade do isolamento social, a pandemia tem afetado a saúde mental dessa parcela da população. “Nesse período da vida é normal o jovem acumular muitas atividades, estudar, se relacionar, conhecer opções para o futuro, em um cenário de mudanças, é como se o futuro ficasse em suspenso por determinado tempo”, explica Pedro Braga Carneiro, psicólogo da área de Total Care da Rede Marista

Momento para buscar conhecimento
Além das modificações na rotina, os jovens, sobretudo os que estão presentes em áreas de vulnerabilidade social, têm buscado novas ferramentas de estudo e dialogo sobre o papel diante a pandemia. 

É o caso de Kayo Melo, de 16 anos, estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Marista Escola Social Irmão Rui, que atende crianças e adolescentes gratuitamente no bairro Jardim Maria das Graças, de Ribeirão Preto (SP). Para ele as atividades online necessitam de uma concentração extra. "Estudar nesse formato precisa de muita dedicação, mas com o esforço mútuo, as atividades ocupam um espaço importante dentro da nossa rotina, revela.

Já a aluna Amanda Gomes Villata, de 17 anos, acredita que o mais importante é manter os desejos e planos para o futuro. “O momento é de conhecimento, e ninguém pode nos tirar isso, devemos contribuir como geração, fazendo nossa parte, e buscando entender o que estamos passamos, assim seremos mais conscientes e engajados como profissionais e pessoas no futuro”, revela.

Momento de aprendizado
Mesmo que os jovens estejam vivendo a mudança da rotina, com novas ferramentas de estudo e incertezas com relação ao futuro, é importante ter em mente que este é um momento passageiro, conforme ressalta o psicólogo Pedro Braga Carneiro. “Não guardar as emoções, expor e viver esse período, mas sem perder de vista as opções e escolhas, para que quando tudo isso passar, esse jovem esteja ainda mais consciente, engajado e cheio de conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo”, reforça

Comentários