Com baixa previsão para 2020, PIB é esclarecido por especialista



Em muitas notícias e reportagens, a sigla PIB (Produto Interno Bruto) tem aparecido com frequência, mas muitos brasileiros podem não saber o que ela significa.

Para o mês de março, as previsões de especialistas têm sido negativas em relação ao PIB, mas como entender essas previsões sem entender o que é que está sendo analisado?

O professor do curso de economia do Centro Universitário Internacional Uninter, Rodolfo dos Santos Silva, explica melhor o conceito por trás da sigla. ‘‘O PIB é a somatória de todos os bens e serviços finais produzidos dentro dos limites territoriais de um país, sejam por empresas estrangeiras ou nacionais. Ele é importante para um país comparar os dados quantitativos sobre o que foi gerado de valores monetários em renda, gastos e produção entre um determinado período e outro, dentro de seu território. Em outras palavras, ele representa tudo que um país produziu, gastou e gerou de renda’’, completa.

No Brasil, o não crescimento ou o crescimento pequeno e abaixo do esperado do PIB não significa boas notícias. ‘‘Um PIB baixo é ruim porque significa que a produção de bens e serviços não cresceu o suficiente, isso representa que o trabalho na produção também foi baixo, assim como a renda gerada não foi o suficiente’’, alerta o professor. Para ele, quanto maior o número de pessoas empregadas, maior o número de bens e serviços consumidos e, consequentemente, mais produtos e serviços são produzidos para atender essa demanda, fazendo assim, com que o PIB cresça e a economia flua no país.

A queda no gráfico do ano atual
Para 2020, entretanto, ao contrário dos últimos quatro anos, a expectativa é que o produto interno bruto do Brasil não continue em uma crescente, mesmo que pequena. O efeito se dá por conta da pandemia do Covid-19 (o novo coronavírus) que tem se espalhado pelo mundo e desacelerado a economia dos países.

Além disso, de acordo com o especialista, é preciso que a indústria do país amplie seus investimentos para que, assim, o PIB possa aumentar também. ‘‘É necessário que haja um bom desempenho da indústria, principalmente porque é ela um dos principais propulsores do PIB’’, afirma. Para a indústria crescer é necessário ampliar investimentos em máquinas, equipamentos, infraestrutura de produção, entre outros fatores.

A variação do resultado do produto interno bruto também se dá por outros motivos: a variação na oferta e na demanda de bens e serviços, que são afetados por diferentes quedas ou elevações na taxa de juros; as exportações; as taxas de inflação e de investimentos governamentais.

‘‘É importante ressaltar que o crescimento do PIB não representa redução das desigualdades sociais e nem distribuição de renda. O PIB só mostra como a economia cresceu, mas não diz como esse crescimento foi distribuído entre as diferentes classes sociais no país’’, destaca Silva.

Comentários