Cinco dicas para estabelecer uma comunicação adequada em sua empresa


Para Renata Frank, empresária e Master & team coach, durante a palestra ‘‘Comunicação não é o que eu falo: é o que o outro escuta’’, realizada pela Amcham Curitiba, fazer com que o outro compreenda da forma correta a informação beneficia as empresas. ‘‘Essa compreensão traz melhor resultado. Assim, você consegue ter mais desempenho na comunicação, mais confiança e troca’’, diz. ‘‘Se você tem uma confiança estabelecida, utilizando a linguagem adequada nessa relação, atinge suas metas e objetivos’’, afirma.
Para obter uma melhor comunicação em que os dois indivíduos compreendam o que o outro quer passar, Renata deu algumas dicas:
  1. Entender que o outro não tem a mesma visão de mundo que você: saber que, apesar de estarem em ambientes comuns, como a empresa, os dois tiveram caminhos distintos que os levaram até ali e que podem levá-los para lugares diferentes no futuro.

  1. Trabalhar a empatia: colocar-se no lugar do outro para entender e enxergar como a perspectiva daquele indivíduo afeta na compreensão da comunicação.

  1. Estabelecer uma confiança: mostrar que, apesar de posições distintas, você compreende a situação da pessoa e que ela pode confiar em você para estabelecer uma comunicação que utilize a linguagem adequada.

  1. Entender a necessidade de outro: estabelecendo a confiança, a comunicação se mostra um meio para compreender o que o outro está tentando mostrar e resolver.

  1. Saber se o outro quer estabelecer uma comunicação adequada: para que todos os outros itens aconteçam de forma natural e espontânea, é preciso notar se o outro indivíduo deseja estabelecer uma comunicação em que haja confiança. Para isso, é necessário notar pequenos aspectos como demonstração de interesse na conexão que se deseja formar, se há uma abertura para iniciar essa conexão que resultará na comunicação e se, caso a comunicação tenha tido um início, há o interesse em continuá-la.

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