Arroz é amor!



Chef explica como o arroz é ao redor do mundo, sua perspectiva nutricional e diferentes variações culturais em evento gastronômico

Arroz, um alimento que não falta no prato dos brasileiros, mas que está presente no mundo inteiro. Esse ingrediente surgiu no sudeste da Ásia, onde literaturas chinesas datam seu aparecimento há mais de dez mil anos. Outras culturas adotaram-no como elemento essencial, a Índia, por exemplo, detém escrituras hindus sobre o grão; depois, ele estendeu-se pela Indonésia, Filipinas e Japão.
Já na Europa, o cereal foi introduzido pelos espanhóis também na Itália, África Ocidental e, consequentemente, na América. Especula-se que o primeiro cultivo do arroz no continente americano foi aqui no Brasil, pelos índios, que o chamavam de “milho da água”.
Hoje em dia, o arroz é um alimento que está presente em praticamente todas as diferentes culturas e países. Porém, é comum nos perguntarmos, como os japoneses o consomem com talheres tão diferentes dos nossos – os famosos hashis? A resposta é o modo de preparo. A nível nacional, os brasileiros têm preferência pelo arroz “soltinho”, chamado de agulhinha, já no Japão, ele é preparado de forma que seu resultado é mais pastoso e grudento, chamado de gohan, possibilitando um consumo mais prático através dos talheres orientais.
Cada país tem seus pratos tradicionais com arroz, com temperos e detalhes de cozimento diferentes, o que o proporciona um sabor único. “O arroz tem suas variações ao redor do globo, é muito interessante saber de que forma isso reflete as características de determinado lugar e como nós, brasileiros, reagimos à essas diferenças”, comenta Alê Gonçalves, Chef Executivo do Pistache Pizza & Gastronomia.
“O arroz é uma comida de amor!”, brinca o Chef, que também conta como o arroz se tornou o tema de sua participação no evento SAPERE – Saber e Sabor, onde será palestrante e professor. Sua aula terá como tema “Arrozes ao redor do mundo”, onde dará uma volta ao redor do globo, contando mais sobre a história do arroz e, é claro, o ponto de vista gastronômico que contará com demonstrações de diferentes pratos utilizando o cereal. Entretanto, em sua palestra, Alê contará sobre comida em perspectiva nutritiva, sua experiência com a cozinha e pratos gostosos e nutritivos sem muita técnica.
O SAPERE – Saber e Sabor, evento de nutrição e gastronomia, ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro e busca desenvolver alimentação, com participação de chefs e nutricionistas a nível nacional e internacional.
Serviço: Alessandro Gonçalves
Chef de Cuisine e empresário
Fone: (41) 3256-8282
Endereço: Av. N. Sra. da Luz, 1525 - Jardim Social, Curitiba - PR, 80310-320

Comentários