Muito para uns, nada para outros



Desperdício de comida atinge um terço de toda comida produzida no mundo

O desperdício de comida é um problema grave que acomete o mundo como um todo, principalmente nas nações mais fortes financeiramente, só a Europa é responsável por 222 milhões de toneladas do desperdício total de alimentos no mundo, esse valor representa toda a produção de comida da África Subsaariana - ou África Negra. Com tamanho desperdício, é incompreensível descobrir que 870 milhões de pessoas passam fome ao redor do mundo.
Sendo assim, vários projetos sociais visam contribuir para a conscientização do desperdício de alimentos, seja a nível individual ou industrial. Alê Gonçalves, chef da Pistache – Pizza & Gastronomia,  executivo do Grupo Pistache, explica que projetos como esse são essenciais se a população quer ainda ter um planeta para chamar de seu. Alê é padrinho do projeto Gastromotiva, iniciativa que trata de desafios globais como a fome, desperdício, falta de oportunidades, obesidade e má nutrição.
O projeto compreende em cursos de gastronomia e empreendedorismo, durante um período de três meses para pessoas de baixa renda, a iniciativa ajuda a inseri-los no mercado de trabalho, dando mais oportunidades a essas pessoas. Pessoas de 18 a 35 anos, com renda mensal familiar de até 3 salários mínimos aprendem conceitos de cozinha, mas também como é importante lidar com a comida, evitando desperdício.
A Gastromotiva é co-criadora do Movimento da Gastronomia Social, uma articulação global em torno do potencial transformador da comida pela inclusão social, fim do desperdício e da fome.
Serviço: Alessandro Gonçalves
Chef de Cuisine e empresário
Fone: (41) 3256-8282
Endereço: R. Fernando de Noronha, 181 - Boa Vista, Curitiba - PR, 82650-360

Comentários