Seminário apresenta Projeto Iluminismo para a comunidade escolar


Na próxima semana – dias 27, 28 e 29 de março, estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental apresentarão à comunidade escolar o Seminário do Projeto Iluminismo, que tem a proposta de abordar o tema de forma interdisciplinar no Colégio Marista Goiânia. Em sua oitava edição, o evento será realizado no Teatro Marista.

Movimento intelectual do século XVIII, quando se iniciaram as grandes revoluções como a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa – o Iluminismo foi um momento histórico marcante. “Os estudantes são convidados a apresentar as ideias e as propostas dos filósofos do Iluminismo. Então, organizamos as turmas em grupos e cada grupo fica responsável por apresentar um dos pensadores aos professores das disciplinas envolvidas no seminário”, explica o coordenador do projeto, o professor de História Paulo Yoke.

Por exemplo, René Descartes e Isaac Newton, que foram grandes matemáticos, são orientados pelo professor de Matemática. Já os pensadores nas áreas de política e religião recebem recomendações do professor de História e Ensino Religioso e assim por diante.

As apresentações são destinadas para pais, professores e comunidade escolar e as disciplinas envolvidas são História, Matemática, Língua Portuguesa, Redação, Geografia e Ensino Religioso. E como forma de preparação para apresentações do Seminário, na segunda-feira (25) será realizada uma conferência sobre o assunto.

Com o projeto, o aluno aprende que o Iluminismo representou um rompimento com o pensamento vigente até meados do século XVIII, influenciando a política, a economia e a sociedade. As ideias iluministas marcaram o início de grandes mudanças na Europa e no mundo, colocando fim ao Antigo Regime e dando início à Idade Moderna.

Sobre a Rede Marista de Colégios
O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários