MatLab, uma forma diferente de aprender Matemática na prática


Aprender Matemática na prática, medindo espaços e calculando ângulos. Essa é a proposta do MatLab, nova metodologia de ensino adotada pelo Colégio Marista Asa Sul, em Brasília (DF), e que está fazendo sucesso entre os estudantes do Ensino Fundamental.

Seguindo a proposta do Novo Ensino Fundamental, que visa implantar uma cultura maker no aprendizado, as aulas práticas de Matemática têm dado muito certo. “Percebemos que para que o ensino da disciplina seja mais eficaz, precisamos ministrá-lo de forma que o aluno tenha que experimentar o que está aprendendo ou o que já aprendeu. Por isso, buscamos trazer uma metodologia mais maker. Foi quando surgiu o MatLab”, explica o professor de Matemática Wesley Xoteslem.

Um exemplo de aplicação do MatLab foi realizado na última semana, quando os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental receberam objetos geométricos para analisar e determinar nomes, número de faces, arestas e vértices.

E a metodologia é interdisciplinar pode agregar diferentes conteúdos e componentes disciplinares, como fez o professor Augusto Cesar Mamare Ribeiro, que aplicou em sala de aula exercícios de Matemática em inglês. “Os alunos ficaram animados com o desafio”, conta o professor.

Essa modalidade de ensino visa formar o aluno como protagonista de seu aprendizado, oferecendo a ele autonomia e estimulando-o a buscar informação e construir conhecimento. Assim, a nova forma de ensinar contribui para que o estudante seja cada vez mais um cidadão crítico, capaz de argumentar e viver na prática a teoria repassada por meio dos livros.

Comentários