Clima Chuvoso e Mudanças Bruscas de Temperatura Afetam Saúde dos Pets


Mudanças repentinas de temperatura não interferem apenas na nossa saúde, mas na de nossos melhores amigos também. A imunidade de cães e gatos costuma baixar com essas alterações e eles ficam mais propensos a gripe, alterações gastrointestinais e outras doenças. Além disso, podem afetar também o processo de troca de pelagem dos pets, que costumam trocar de pelo no outono e primavera para se prepararem para o inverno e verão.
Outro alerta importante é para o excesso de chuvas, que pode ocasionar enchentes e cria poças de água em parques e jardins. A água de enchente ou parada pode estar contaminada com urina de rato e infectar os cães, principalmente, com leptospirose. A bactéria Leptospira  possui mais de 32 sorovares (sorotipos) que atingem animais causando graves danos à saúde e podem, inclusive, levar o animal a óbito rapidamente.
Vômito, diarreia, febre, apatia e icterícia são alguns dos sintomas dessa zoonose que pode ser transmitida pelo contato da saliva e urina de animal contaminado com a mucosa de um humano. É possível prevenir a doença mantendo a boa higiene do quintal, evitando que o cão beba água de poças e, principalmente, administrando vacina no prazo adequado.

Sugestões de perguntas:
  • Como é possível melhorar a saúde dos cães e gatos durante as mudanças de temperatura?
  • O que é possível fazer para amenizar a influência dessas mudanças na pelagem dos animais?
  • Os gatos também podem se contaminar com a leptospirose?
  • Quais vacinas podem prevenir a leptospirose e qual o prazo para administração?
  • Quais as demais medidas de prevenção?
  • Quais os principais sintomas? Em quantos dias eles começam a aparecer?
  • Como a doença pode ser diagnosticada e tratada?

Fonte sugerida:
Dr. Adolfo Sasaki, médico veterinário e responsável técnico do HiperZoo

Comentários