Aprendizagem baseada em problemas une o aprender e o fazer



Metodologia incentiva alunos a apresentar soluções para problemas reais

Um método de ensino inovador, que aposta na construção de conhecimento por meio de um trabalho de investigação, está ganhando espaço em escolas ao redor do mundo. O Problem Based Learning (PBL), que significa “aprendizagem baseada em problemas”, busca responder a uma questão complexa, problema ou desafio. A metodologia torna o aprender e o fazer inseparáveis, pois está relacionada diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento.

A aprendizagem baseada em problemas propõe uma nova forma de aprender. Nela, o aluno estuda individualmente sobre determinado assunto antes da aula e anota possíveis dúvidas ou dificuldades.

No momento da aula, acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos. A presença de cada um é essencial, pois incentiva o trabalho dos outros do grupo e favorece a comunicação. Desta forma, o estudante tem a oportunidade de ser protagonista no processo de aprendizagem e não de apenas exercer o papel de um receptor passivo das informações transmitidas pelos professores.

Problem Hub
No Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba, o PBL é uma das metodologias utilizadas no Problem Hub, um componente curricular destinado ao Ensino Médio que promove experiências de aprendizagem voltadas às quatro áreas do conhecimento. “Os estudantes são desafiados a apresentar soluções para problemas reais, desenvolver projetos aplicando o conhecimento, exercitar a criatividade e inovação, sempre com base em valores que respeitem toda a forma de vida”, explica o coordenador pedagógico Thiago Luiz Cachatori.
O PBL envolve, ainda, competências e temáticas de diferentes disciplinas e trabalha, ainda, habilidades do século 21 como autonomia, curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.

Confira outras vantagens da aprendizagem baseada em problemas:
- Aumento do senso de responsabilidade. Os estudantes precisam ter vontade e disciplina para estudar e aprender.
- Estímulo à leitura e argumento crítico. Com o PBL, os alunos são incentivados a empregar o raciocínio lógico nas discussões.
- Incentivo para investigar problemas. Os estudantes são estimulados a refletir e apresentar soluções práticas para solucionar questões.
- Estímulo ao trabalho em equipe. Desenvolve a habilidade de estar em conjunto resolvendo questões por meio de grupos de discussão.
- Permite a interdisciplinaridade. Há interlocução entre as disciplinas e especialidades distintas e a troca de informações entre elas.

Comentários