Descobrir
caminhos para a resolução de problemas, lidar com conflitos, trabalhar valores,
descobrir respostas diferentes das convencionais. Esses são alguns dos
benefícios da robótica, que também desenvolve a atividade motora, o raciocínio
lógico, habilidades mentais por meio da programação, a criatividade, o trabalho
em equipe, fortalece as relações interpessoais e propicia à criança ter contato
com material totalmente tecnológico.
Metodologia
que chegou ao Brasil há pouco mais de uma década, a robótica tem revolucionado
o processo de ensino-aprendizagem. Afinal, aprender brincando ficou mais
interessante para os alunos que têm o privilégio de entrar em contato com a
nova técnica.
“A
robótica é um campo vasto que oferece oportunidades de aprendizado únicas.
Podemos usar essa técnica de diversas formas com alunos de diferentes faixas
etárias, em praticamente todas as disciplinas”, afirma o professor de robótica
do Colégio Marista Goiânia, Tiago Henrique Vivas e Silva.
Com
as crianças menores, podem ser trabalhados temas corriqueiros como, por
exemplo, textos curiosos sobre animais, trazendo para a realidade da criança.
Nessa faixa etária, a linguagem é mais infantil e os projetos, mais coloridos.
Também podem ser criadas situações para a resolução de problemas por meio da
montagem de robôs, a descoberta de curiosidades sobre animais, esportes, entre
outros. Por meio da robótica, as crianças menores desenvolvem atividades
motoras, mentais, valores, comunicam-se com o mundo.
Para
desenvolver a robótica com adolescentes, as histórias devem apresentar
personagens e situações voltadas para a idade. Os alunos costumam se
identificar com esses personagens e com os temas abordados, o que facilita o
desenvolvimento da tecnologia e de valores mais sólidos. Por exemplo, temas
atuais como a poluição, polos da Terra ou uma viagem pelo oceano são bem
atrativos para essa faixa etária.
Ao
se colocarem no lugar do personagem, os adolescentes costumam viver os
problemas, discutindo, analisando e identificando maneiras de agir em
diferentes situações. E, ao desenvolverem robôs, os estudantes aprendem a usar
sensores de som, de toque, de movimento, e sobre programação para transmitir as
missões às máquinas. Neste contexto, é trabalhada a relação entre criador e
criatura.
Outro
aspecto que deve ser citado é que em todas as situações os personagens assumem
a posição de líder, tomando atitudes que são discutidas em sala. Então, a
robótica também desenvolve a liderança, como devem ser as posições de um
verdadeiro líder, como não impor ou deixar de discutir. Além disso, ensina a
criança, adolescente ou jovem a empreender, não apenas a sonhar, mas a saber
como viabilizar uma boa ideia.
Enfim,
o ensino da robótica apresenta um novo mundo para crianças, adolescentes e
jovens, que saberão muito mais sobre o funcionamento das coisas, principalmente
quanto aos dispositivos eletrônicos. Ensina sobre tudo, especialmente a lidar
com outras pessoas e a estar melhor preparado para o futuro.
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