A
tecnologia tomou conta da vida escolar dos estudantes. Músicas, mensagens,
vídeos, textos, tudo na palma da mão em apenas um toque. O que é isso? Como
faço aquilo? Quem foi esse? Como resolvo isso? Os sites de busca respondem,
resolvem e informam, a cada dia mais, facilitando o acesso à informação.
Se
usada de forma contextualizada, a tecnologia é uma grande aliada do professor
no processo de ensino-aprendizagem, segundo Daniela Trovão, professora de
Química do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília. Ela já utiliza esse recurso
para acelerar o aprendizado e tornar suas aulas mais atrativas.
“Quando
usamos ferramentas diferentes para repassar o conteúdo aos alunos, aumentamos a
possibilidade de ter sucesso e de alcançarmos mais rápido os objetivos em sala
de aula. Já fiz várias atividades usando a tecnologia e constatei que a
motivação dos estudantes aumenta muito”, diz Daniela.
Diante
dos excelentes resultados obtidos, Daniela dá quatro dicas para usar a
tecnologia como aliada dos professores no processo ensino-aprendizagem:
Tablets
O
dispositivo auxilia especialmente no ensino das disciplinas de Língua
Portuguesa e Matemática, dependendo do recurso disponível. Pode ser útil também
na realização de testes, atividades e simulados controlados e monitorados pelo
professor.
Lousa digital
Usada
para ministrar aulas em todas as disciplinas, a ferramenta também disponibiliza
programas específicos que auxiliam o professor na hora de trabalhar o conteúdo
em sala de aula. Esse recurso facilita o entendimento por parte dos alunos,
pois trabalha o conteúdo de maneira mais visual, por meio de gráficos e
desenhos.
Aplicativos interativos
O
uso de aplicativos interativos voltados para o desenvolvimento dos alunos pode
ser empregado em sala de aula e é compatível com diversas plataformas como
computadores, tablets e celulares. São ferramentas úteis porque despertam o
interesse dos alunos com sua interface gamificada (em formato de jogos).
Celular
Praticamente
todo estudante tem um celular, que pode ser utilizado como ferramenta em
benefício do aprendizado dentro da sala de aula. O professor pode realizar
atividades específicas para interagir com o aluno, por meio de aplicativos
educacionais.
É
claro que nenhum desses recursos substitui a presença do professor em sala de
aula, apenas aprimora o processo de ensino-aprendizagem. Estudos mostram que ao
longo de uma aula de 45 a 50 minutos a atenção de um estudante é mantida por
apenas 18 minutos! Então o que fazer nos minutos restantes para envolvê-los e
maximizar seu aprendizado?
É
aí que os celulares, tablets, enfim, a tecnologia entra. Interatividade é a
palavra-chave nessas horas. Considerar os celulares como ferramenta para essa
interatividade estimula e aproxima o estudante do conteúdo de forma mais
sensorial, em consonância com seu mundo fora da escola, levando a uma
aprendizagem significativa.
Sobre a Rede Marista de Colégios
O
Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no
Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades.
Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela
tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado.
Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem
conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para
viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.
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