A importância da formação de um bom líder


Conduzir um grupo de indivíduos e transformá-los em uma equipe que gera resultados. Isso é o que chamamos de liderança. Comandar, dirigir e coordenar, no entanto, não são tarefas fáceis.

Além de ter habilidades técnicas para gerir colaboradores, o bom líder deve ser capaz de auxiliar no desenvolvimento daqueles que estão sob seu comando. Assim, deve atender as expectativas pessoais e profissionais de cada membro de sua equipe, enquanto mantém-se alinhado com a filosofia e com as orientações da empresa que representa.

Toda organização se beneficia de pessoas que tenham habilidade de acompanhar, motivar e gerir equipes de maneira eficaz. O líder, dentro do ambiente corporativo, coordena os demais colaboradores e garante que os processos sejam feitos de maneira assertiva, com os resultados almejados e dentro dos prazos estabelecidos.

No contexto empresarial, a procura por líderes qualificados é cada vez maior. Por conta disso, a busca por treinamentos que aprimorem os conhecimentos da área de gerência é grande e tende a aumentar. Gerir e conduzir pessoas requer muita sensibilidade e disciplina.

É importante entender a diferença entre o conceito de liderança e gerência. Apesar de ser necessária a presença de líderes em todos os níveis hierárquicos de uma empresa, nem sempre um líder será um gerente. Muitas vezes o indivíduo tem apenas qualidade individual de líder, mas faltam-lhe atributos técnicos. A formação é essencial para o bom desempenho dessa importante e necessária tarefa.

Para qualificar líderes, o coaching pode proporcionar uma eficiente metodologia de desenvolvimento humano. Com ele, os profissionais que buscam aperfeiçoamento em sua área de atuação podem tornar-se excelentes suportes para atender as necessidades da empresa.

coaching poderá suprir as lacunas deste profissional incompleto e torná-lo capaz de conduzir e gerir pessoas de forma eficaz, descomplicada, com muito controle emocional, autoconfiança, visão de planejamento estratégico, entre outras habilidades fundamentais.

Todo líder, após conhecer a filosofia e as expectativas de sua empresa e o perfil das pessoas que formam sua equipe de trabalho, terá que optar por um tipo de comando que traga bons resultados ao seu cotidiano empresarial. Por isso, uma formação adequada é sempre fundamental. Como afirmou Benjamin Franklin: “O investimento em conhecimento sempre rende a melhor taxa de juros”.

Autores: Dulce de Almeida Torres, Marli Turetti Rabelo Andrade e José Carlo Moraes, professores do Centro Universitário Internacional Uninter.

Comentários